Leite materno é benéfico para o cérebro dos bebés

amamentar 0294

amamentar 0294Ressonâncias magnéticas efetuadas durante o sono mostraram que os bebés alimentados com leite materno apresentavam um maior desenvolvimento em zonas fundamentais do cérebro em comparação com os restantes. © Baby Imaging Lab/Brown University

Um novo estudo norte-americano revela que o leite materno é capaz de incrementar em até 30% o desenvolvimento cerebral dos bebés em apenas três meses. Os benefícios aparecem, sobretudo, associados às áreas responsáveis pela linguagem, função emocional e cognição, dizem os cientistas.

Os investigadores da Brown University, nos EUA, utilizaram equipamentos de ressonância magnética adequados para bebés (silenciosos e que funcionam durante o sono) para analisar o crescimento do cérebro de uma amostra de crianças com menos de quatro anos de idade.

A análise mostrou que, aos dois anos, os bebés que tinham sido alimentados exclusivamente através da amamentação durante, pelo menos, três meses, apresentavam um maior desenvolvimento em áreas fundamentais do cérebro em comparação com as crianças alimentadas com fórmula de leite ou com uma combinação de fórmula e leite materno.

Embora não se trate do primeiro estudo a sugerir a importância da amamentação para o desenvolvimento cerebral, os trabalhos anteriores têm associado estes benefícios a uma fase posterior da vida, nomeadamente à adolescência e à idade adulta. Neste caso, os especialistas, coordenados por Sean Deoni, estudaram os cérebros de crianças “muito jovens e saudáveis”.

http://boasnoticias.sapo.pt/

Tags from the story
Written By
More from

Votos de um Bom ano de 2010

Gostaria de agradecer a todos os que nos têm seguido desde o...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *