Leucemia: procura de medula para salvar bebé de 19 meses

Uma empresa da Trofa lançou, esta segunda-feira, uma campanha junto dos trabalhadores para ajudar um bebé de 19 meses que sofre de leucemia, avança o Jornal de Notícias.

"Já fez os ciclos das ‘quimios’ todos", conta a mãe, no infortúnio, orgulhosa da resistência daquele pequeno pedaço de vida: apenas 19 meses e uma leucemia a querer travar-lhe os passos.

Luta-se agora para adormecê-lo, de forma a poder-se fazer um transplante de medula óssea e tratar a doença que lhe mina o sangue e o corpo. Mas falta ainda um dador compatível. "Fizemos exames, mas tanto eu como a minha esposa e o nosso filho de sete anos não somos compatíveis", lamenta o pai, Leandro Moreira.

"A administração disponibilizou-se para ajudar. Estão a fazer o que podem", agradece Leandro Moreira.

A Savinor – Sociedade Avícola do Norte, em S. Romão do Coronado, Trofa, onde trabalham os pais, pediu a deslocação de uma equipa do Centro de Histocompatibilidade do Norte, sedeado no Hospital de S. João, no Porto, à empresa, para que trabalhadores e população pudessem contribuir com uma amostra de sangue, para depois ser analisada a compatibilidade com Eduardo.

Até ao final da manhã, cerca de meia centena de pessoas já tinham passado pela fábrica para tentar levar esperança a Eduardo. E havia razoáveis "perspectivas de subir" a fasquia. "Vem muita gente de outras empresas que trabalham com a Savinor", referiu ainda Carla Navio, do Centro de Histocompatibilidade.

Além da recolha de sangue permanente no Hospital S. João, haverá nova acção na Junta de Freguesia de S. Romão (Trofa), no próximo dia 17, e na da Maia, no dia 24 deste mês. Ambas entre as 10:00 e as 16:00. Para doar medula basta ter entre 18 e 45 anos, ser saudável, pesar pelo menos 50 quilos e nunca ter recebido transfusão de sangue.

in http://www.pop.eu.com/

Written By
More from

Assentos de elevação ou Booster

                             Boosters são uma espécie de "banquinhos", que servem para o seu...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *