Mamadeira em excesso pode causar obesidade infantil

Pais, cuidado! Depois de descobrirem que nascer de cesariana pode favorecer a obesidade infantil, uma nova “vilã” aparece querendo fazer seu doce bebê ficar gordinho: A mamadeira!

 
Até o bebê fazer 2 anos, a mamadeira é importante. Porém, depois dessa idade, é necessário ir acostumando a criança a beber no copo (inicialmente naqueles que têm um bico, até que, por volta dos 5 anos, ela seja capaz de ingerir líquidos em copos comuns). O problema é que muitos pais ficam com “peninha” do pobre infante e deixam a mamadeira por mais tempo do que o indicado pelos especialistas.
 
Um estudo publicado recentemente no Journal of Pediatrics por pesquisadores da Ohio State University e da Temple University mostra que devemos ter “peninha” de deixar a criança com a mamadeira.
 
A pesquisa observou 6.750 bebês, desde o nascimento até os 5,5 anos. Quase 25% das crianças tiveram uso prolongado da mamadeira (ou seja, depois de 2 anos a utilizava como principal forma de ingerir líquidos ou, em alguns casos, até dormia com ela). Entre as crianças que pararam de usar mamadeira na idade certa, 16,1% estavam obesas aos 5,5 anos. Já no grupo que continuou mamando por um longo tempo, 22,9% estavam acima do peso ideal para a idade.
 
O mais provável, segundo os pesquisadores, é que os pais que mantenham o uso prolongado da mamadeira a utilizem como forma de fazer a criança parar de chorar, por exemplo. Nesse caso, mamando mais vezes do que indicaria um bom planejamento alimentar, a criança acaba ingerindo muito mais calorias do que realmente precisa.
 
Fica o alerta para os pais: Sigam precisamente as orientações dadas pelos pediatras e planejem muito bem a alimentação dos bebês. Não usem mamadeira ou qualquer outra alimentação como forma de fazer seu filho parar de fazer manha ou pirraça porque isso pode ser prejudicial para a saúde da criança. Se o pirralhinho anda muito barulhento, é melhor usar tampões de ouvido ou aprender a fazer meditação budista… Boa sorte!
 

Written By
More from

Passatempo Filme É a vida – Vencedores

Os vencedores foram: (mais…)
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *