Consultório

Menstruação na gravidez

Menstruação na gravidez
do Bebé

Questão:
Olá! Meu nome é Dannyelle, tenho 27 anos. Minha última menstruação foi no dia 28 de outubro de 2009. A partir do dia 21 deste mês (novembro) eu percebi um pequeno sangramento escuro que durou apenas um dia. Depois disso, continuou vindo o mesmo sangramento, porém, em quantidades bem menores, como em gotas…. Esse fato durou até o dia 24 de novembro (ou seja, a minha menstruação ainda não estava atrasada). Todavia, sem saber o que ocorrera, procurei meu ginecologista que me informou que eu certamente estaria grávida; ele, então, passou o exame de sangue (BHCG). O resultado do "Beta" deu positivo e indicava que eu estava com apenas uma semana de gestação… só que, no dia 27 de novembro, ou seja, na data prevista da minha menstruação, eu menstruei normalmente…. então, com medo que eu pudesse ter sofrido um aborto, procurei novamente o médico que me informou que, provavelmente isso teria acontecido. Então, ele passou novamente o BHCG para eu fazer e disse: "Se o exame der negativo, você já sabe que perdeu o bebê, porém, se der positivo, haverá duas hipóteses: ou você ainda está grávida, ou ainda há requícios da gestação no seu sangue, porém não está grávida." Então, no dia 29 de novembro eu fiz outro BHCG que deu positivo……… O problema é que o médico não soube explicar o que aconteceu, bem como não soube responder se ainda estou grávida……. Fiz uma ULtrassonografia Transvaginal e o médico disse que o meu útero não têm aparência de um útero de uma mulher grávida, então ele explicou o seguinte: " O óvulo fecundado demora cerca de 14 dias para ir para o útero, logo, como você tem apenas 1 semana de gestação, ele pode ainda estar a caminho do útero (por isso que não enxergamos o seu útero com aparência de um útero de uma gestante), ou ele pode ter feito esse caminho e, ao invés de ficar no útero, ele passou direto…….. Dra. Por favor me ajude…….eu estou numa dúvida cruel……….será que ainda estou grávida? O médico pediu para que eu aguardasse até a próxima menstruação, porém, 5 dias depois de menstruar, ainda sinto enjôos horríveis…….. lembrando que, no 3º dia de menstruação eu repeti o "beta" e deu positivo. Como pode isso? É possível? Há uma explicação?

Obrigado

Resposta:
Olá Dannyelle,
Compreendo a sua preocupação, mas não há uma resposta directa que lhe possa transmitir. A única coisa que lhe posso garantir é que pode ainda de facto estar grávida e pode até tudo vir a correr muito bem até ao final da gravidez, mesmo “menstruando” agora um pouco no início da gestação. Essa perda de sangue pode ter vários significados e não apenas o de abortamento. No entanto, há sempre a possibilidade de o seu ovo não estar fertilizado (ser um ovo “branco”, que dá uma falsa ideia de gravidez, com BetaHCG positivo, mas que de facto não é gravidez), de estar a tentar agarrar-se no sítio errado do seu corpo (em vez do útero, às vezes agarram às trompas, e aí também não estará grávida, apesar de parecer, e esse ovo terá de sair) ou até mesmo de se ter agarrado mas não ser viável, ou seja, não ser suficientemente forte para transformar-se num bebé, pelo que pode estar a entrar num processo de abortamento.
Cerca de 20% das mulheres têm abortamentos nos primeiros 3 meses de gravidez…. E muitas nem se apercebem disso, pensando apenas que estão a menstruar com mais abundância….
A espera será difícil, compreendo, mas á a única coisa a fazer, para além de acreditar que, se o desfecho não for positivo é porque não tinha de o ser para já, não havia ainda condições para isso, mas acredito que em breve decerto terá uma sementinha fértil e forte a crescer e a mexer dentro de si.
Cumprimentos,

Enfermeira Isabel Ferreira
Especialista em Saúde Materna & Obstetricia
Clinica Gimnográvida ( Preparação para o Parto & Maternidade )
Especialista dobebé

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Consultório
do Bebé

More in Consultório

A chegada de um mano

As verduras

Prisão ventre nos bebés

Não come, o meu bebé!

pelanutricao(2)

Perder peso depois da gravidez

gimnogravida

Gravidez 2 Meses

Cólicas e preso de intestinos

gimnogravida

Corrimento Castanho!

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.