Menú Especial Páscoa

receitas

receitas

Espadarte Assado em Papelotes
Ingredientes: 6 postas de espadarte (1 kg); 3 cebolas; 3 dentes de alho; 2 folhas de louro; 3 rodelas de limão; tomatinhos pequenos q.b., 1 pimento verde, 1 raminho de manjerona, 1 colher de sopa de azeite, sal, pimenta q.b.;

Preparação:
Tempere as postas de espadarte com sal os alhos picados. Corte a cebola em rodelas muito finas e o pimento em tiras finas e pequenas. Estenda sobre uma assadeira uma folha de alumínio. Barre-a com azeite e disponha sobre ela metade das rodelas de cebola. Disponha por cima as postas de espadarte e, por cima destas, coloque a restante cebola, as rodelas de limão, o louro, os tomatinhos cortados em rodelas e as tirinhas de pimento. Tempere com sal e pimenta e polvilhe com folhinhas de manjerona. Feche a folha de alumínio e leve ao forno médio durante 40 minutos.

Peixe-Espada Au Gratin
Ingredientes: 800 gr de peixe espada em filetes; 6 colheres de sopa de manteiga; 2 dentes de alho; 1 dl de vinho branco; 4 colheres de sopa de farinha; 5 dl de leite; 4 ovos, 1 limão, sal e pimenta q.b., pão e queijo ralados q.b., 800 gr de batata.
Preparação: Pique finamente os alhos e leve-os ao lume juntamente com 4 colheres de sopa de manteiga. Junte-lhes os filetes de peixe-espada e deixe corar de ambos os lados, regando em seguida com o vinho branco. Deixe apurar, até o vinho evaporar um pouco. Tempere com o sal e a pimenta e reserve, coando o molho e reservando-o. Dissolva a farinha em 2 colheres de manteiga, leve ao lume, mexendo sempre, até corar. Dissolva nesta mistura o leite morno e deixe ferver, mexendo sempre, até engrossar. Adicione o molho do peixe e retire do lume. Bata os ovos e incorpore-os ao molho. Coza as batatas em água com sal. Numa assadeira, disponha os filetes, rodeados de batatas cozidas e cubra tudo com o molho, polvilhando tudo com pão e queijo ralados. Leve ao forno a gratinar durante 20 minutos e sirva.

Perna de Borrego Assada com Batatas à Padeiro
Ingredientes:
1 perna de borrego (1,5 kg), 4 dentes de alho, 3 cebolas grandes, 2 colheres de sopa de colorau, 3 folhas de louro, 3 dl de vinho branco, 2 colheres de sopa de azeite, 1 ramo de salsa, folhas de hortelã q.b., sal, cravinhos e pimenta em pó e em grão q.b., 1 kg de batata.
Preparação:
Comece por arranjar a perna de borrego: com a ajuda de uma faca afiada, corte o bedum que se encontra na perna e que dá mau sabor à carne, assim como as gorduras em excesso. Corte 1 das cebolas em rodelas finas, cortando também 2 dos dentes de alho. Tempere a carne com esta cebola e estes alhos, assim como com 1 das colheres de sopa de colorau, sal, pimenta em grão, 2 das folhas de louro partidas aos bocadinhos, salsa, hortelã e cravinhos. Regue com vinho branco e deixe marinar de um dia para o outro, regando com o próprio molho de vez em quando. No dia seguinte regue com metade do azeite. Leve tudo ao forno dentro de uma assadeira e deixe assar a 180º C durante cerca de 1 hora e meia, regando de vez em quando com o próprio molho.
Enquanto a perna assa, prepare as batatas: lave, descasque e corte as batatas em gomos. Corte as cebolas em meias-luas finas e pique grosseiramente os alhos. Coloque as batatas num tabuleiro, polvilhe com as cebolas, os alhos, o restante colorau, o louro, pimenta e sal, regando finalmente com o restante azeite. Misture tudo e leve ao forno a 200º C durante 45 minutos. Depois de assadas as batatas, pode juntá-las à perna de borrego, para que ganhem mais gosto. Polvilhe tudo com salsa picada e sirva.

Torta de Cogumelos
Ingredientes: 2 cebolas pequenas; 1 lata de cogumelos 3 colheres de sopa de farinha; meio litro de leite; 125 gr de manteiga; 8 ovos; 3 colheres de sobremesa de queijo ralado; sal q.b.; salsa q.b.
Preparação:
Dissolva a farinha no leite, mexendo muito bem para não ficar com grumos. Bata os ovos com uma batedeira, até fazer espuma e envolva-os no preparado anterior. Continue a bater com a batedeira, juntando uma pitada de sal. Unte um tabuleiro com manteiga e, no fundo, coloque uma folha de papel vegetal também untada com manteiga. Deite cuidadosamente o preparado anterior no tabuleiro e leve a forno médio, previamente aquecido. Quando crescer e ganhar uma leve cor rosada, tire do forno e desenforme sobre uma folha de papel vegetal. Refogue a cebola, a salsa e os cogumelos em mais um pouco de manteiga, temperando com sal. Estenda este preparado na composição retirada do forno e enrole-a, dando-lhe uma forma de torta, retirando a folha vegetal. Polvilhe com bastante queijo ralado e sirva ainda quente.

Folar da Páscoa
Ingredientes: 12 gr de fermento de padeiro; 2,5 colheres de sopa de leite, 225 gr de farinha de trigo, 120 gr de açúcar, 110 gr de manteiga, 5 ovos, 1 gema, miolo de amêndoa q.b., raspa de limão q.b., 1 colher de sopa de açúcar de pasteleiro.
Preparação. Dissolva o fermento no leite morno e deixe levedar por 10 minutos. Misture muito bem a farinha com o açúcar e a raspa de limão, junte a manteiga levemente mole, 4 dos ovos e amasse muito bem. Junte a mistura do fermento já lêveda e amasse. Deixe levedar durante 20 minutos. Coza o quinto ovo em água a ferver durante 12 minutos.
Divida a massa em duas partes iguais e tenda-as em rolo. Enrole os rolos um no outro, com a forma de um torcido. Una as extremidades, colocando no centro do folar o ovo cozido. Deixe repousar durante mais ½ hora, pincele com a gema de ovo batida e polvilhe com o miolo de amêndoa. Pré aqueça o forno a 180º C. Leve ao forno durante 35 minutos. Depois deixar arrefecer um pouco, polvilhe com açúcar de pasteleiro.

Lampreia de Ovos
Ingredientes: 1 kg de açúcar; 2 colheres de sopa de açúcar de pasteleiro; 5 dl de água; amêndoa q.b.; 1 cereja em calda; 3 claras; 1 figo cristalizado; 20 gemas; 2 ovos; 3 gotas de sumo de limão;
Preparação:
Misture as gemas com os ovos e bata com uma faca só para os cortar. Passe por um passador de rede, mas sem forçar. Deite o açúcar e a água num tacho largo, deixando ferver em lume brando durante 8 minutos exactos. Junte 2 das claras de ovo batidas e retire-as depois de cozidas (serve apenas para provocar espuma no açúcar). Leve de novo a calda ao lume, deite porções de gemas de ovo num funil e deixe cair em fios sobre o meio do tacho, onde o açúcar forma a espuma. Deixe ferver 30 segundos, mexa com cuidado, vire-os, retire com uma escumadeira e escorra. Repita a operação até gastar 2/3 das gemas. Sempre que retirar os fios de ovos, junte 2 colheres de sopa de água no açúcar, de modo a manter o ponto. Quando já tiver feito os fios de ovos com 2/3 da massa, deite 1 decilitro de água na calda do açúcar, deixe ferver e retire as impurezas com uma escumadeira. Reduza o lume ao mínimo possível para manter a fervura e deite uma colher de sopa de gemas, que começarão a alastrar, formando uma espécie de crepe (que ao princípio deverá ser transparente). Com uma colher, empurre para os lados, para obter uma capa o mais fina possível. Deixe cozer lentamente até ficar mais opaca e brilhante. Com cuidado, ponha a escumadeira por baixo, levante a capa, vire-a e deixe-a cozer desse lado (se não a conseguir virar, carregue apenas ligeiramente para baixo, para que a parte de cima coza). Retire, ponha num prato e repita até acabar as gemas. Coloque 1/3 dos fios de ovos num prato, dispondo-os do feitio da lampreia (mais grosso do lado da cabeça e mais fino do lado da cauda). Cubra com as capas, ajeitando-as com as mãos, dando-lhes forma e tendo o cuidado da capa da cabeça ser mais rija do que a do corpo. Molde a boca com uma tesoura e coloque um gomo de figo cristalizado com a casca virada para fora a fazer de língua da lampreia. Espalhe o resto dos fios de ovos em volta, formando um círculo com a lampreia no centro. Com o açúcar em pó, a meia clara de ovo restante e sumo de limão prepare o glacé real e decore a lampreia com ele. Corte a cereja ao meio e ponha-as no sítio dos olhos da lampreia. Com o glacé desenhe a boca, os lábios (contornando o figo), os olhos (em volta das cerejas) o lombo, os contornos, etc. Coloque as amêndoas prateadas nos fios de ovos que envolvem a lampreia.

Tags from the story
Written By
More from

Mais de 22 milhões de crianças estão sem receber vacinas, afirma OMS

Mais de 22 milhões de crianças no mundo, cerca de uma em...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *