A Câmara Municipal da Marinha Grande vai dar, a partir de Julho, um subsídio de mil euros por cada bebé que nasça no concelho, verba para gastar no comércio local. «Esta iniciativa tem uma dupla vertente: incentivar a natalidade, apoiando também as famílias jovens, e dinamizar o comércio local», afirmou a vereadora com o pelouro da Acção Social, Cidália Ferreira, citada pela Agência Lusa.
A responsável esclareceu que vão ser contemplados todos os bebés, independentemente dos rendimentos do agregado familiar, adiantando que, neste momento, está a ser estudada a forma como o subsídio vai ser entregue, podendo eventualmente ser através de vales para descontar nos estabelecimentos comerciais.
Cidália Ferreira explicou que a iniciativa integra um conjunto de medidas de apoio à família que contemplam, ainda, a disponibilização gratuita dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e a criação de uma rede de creches no concelho em colaboração com as instituições particulares de solidariedade social.
«Há muita necessidade no concelho», admitiu a vereadora a propósito das creches, acrescentando que devido ao facto de o concelho possuir muito trabalho por turno tem de ser considerada a abertura de um destes espaços 24 horas por dia.
Cidália Ferreira acredita que esta situação poderia melhorar a situação não apenas das crianças como dos respectivos pais ou encarregados de educação que trabalham nestas circunstâncias, num concelho onde são registados cerca de 300 nascimentos por ano.
in diario.iol.pt