Mulheres que comem mais fibras podem ovular menos vezes

Mulheres que ingerem as doses recomendadas de fibras podem ter níveis mais baixos de estrogénio e ovular com menos frequência do que aquelas que consomem menos fibras. É o que sugere uma pesquisa realizada com 250 mulheres com idades entre os 18 e 44 anos, todas saudáveis e com períodos menstruais regulares. O trabalho foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
O alto consumo de fibras, particularmente de frutas, também foi associado a um risco mais elevado de ter ciclos menstruais anovulatórios – em que os ovários não libertam o óvulo. Aquelas que relataram a taxa mais alta de consumo de fibras – 22 g por dia ou mais – tinham maior probabilidade de um ciclo anovulatório em dois meses. A taxa foi de 22%, contra 7% entre as mulheres com consumo mais baixo de fibras.

Após terem sido feitos ajustes nos resultados para factores que podem afectar a ovulação – como IMC (índice de massa corporal), níveis de actividade física e ingestão calórica -, o consumo de fibras foi associado a um risco dez vezes mais alto de anovulação.

De acordo com o ginecologista Alfonso Massaguer, especialista em reprodução humana e professor da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), dieta e peso adequados têm um efeito positivo na ovulação, e a ingestão de fibras contribui para isso.

«A mulher que come mais fibras consegue controlar melhor o peso e o colesterol, além de reduzir o tecido adiposo, melhorando a ovulação», afirma o médico. «Vemos que, entre mulheres que não ovulam, melhorar a dieta aumenta a hipótese de isso ocorrer.»

Para ele, não é possível, com base num único estudo, orientar as mulheres com problemas de ovulação a não comer fibras, visto que a carência desse nutriente é um problema sério de saúde.

http://diariodigital.sapo.pt/

Written By
More from

Novotel sugere férias em família

O «Family & Novotel», da Novotel, é o mais completo programa de...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *