Actualidades

Mulheres que comem mais fibras podem ovular menos vezes

Mulheres que comem mais fibras podem ovular menos vezes
do Bebé

Mulheres que ingerem as doses recomendadas de fibras podem ter níveis mais baixos de estrogénio e ovular com menos frequência do que aquelas que consomem menos fibras. É o que sugere uma pesquisa realizada com 250 mulheres com idades entre os 18 e 44 anos, todas saudáveis e com períodos menstruais regulares. O trabalho foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition.
O alto consumo de fibras, particularmente de frutas, também foi associado a um risco mais elevado de ter ciclos menstruais anovulatórios – em que os ovários não libertam o óvulo. Aquelas que relataram a taxa mais alta de consumo de fibras – 22 g por dia ou mais – tinham maior probabilidade de um ciclo anovulatório em dois meses. A taxa foi de 22%, contra 7% entre as mulheres com consumo mais baixo de fibras.

Após terem sido feitos ajustes nos resultados para factores que podem afectar a ovulação – como IMC (índice de massa corporal), níveis de actividade física e ingestão calórica -, o consumo de fibras foi associado a um risco dez vezes mais alto de anovulação.

De acordo com o ginecologista Alfonso Massaguer, especialista em reprodução humana e professor da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), dieta e peso adequados têm um efeito positivo na ovulação, e a ingestão de fibras contribui para isso.

«A mulher que come mais fibras consegue controlar melhor o peso e o colesterol, além de reduzir o tecido adiposo, melhorando a ovulação», afirma o médico. «Vemos que, entre mulheres que não ovulam, melhorar a dieta aumenta a hipótese de isso ocorrer.»

Para ele, não é possível, com base num único estudo, orientar as mulheres com problemas de ovulação a não comer fibras, visto que a carência desse nutriente é um problema sério de saúde.

http://diariodigital.sapo.pt/

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Actualidades
do Bebé

More in Actualidades

fundação rui osório de castro

Workshop de Moda para Crianças do IPO de Lisboa

Mulher dá à luz a bebé ‘grávida’ de gémeos

operação nariz vermelho loja online

Operação Nariz Vermelho lança loja online

O MUNDO SECRETO DOS BEBÊS

O Mundo Secreto dos Bebês: Série mostra como pais devem agir quando bebés começam a falar

fetos de bebés em impressoras 3D

Empresa da Estónia cria “bebés” em impressoras 3D

Sangue de cordão

Sangue de cordão não é seguro de vida diz uma campanha no Brasil

bebés trocados

França indemniza famílias com bebés trocados

A Genética e fatores ambientais influenciam na evolução infantil

A Genética e factores ambientais influenciam na evolução infantil

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.