No futuro, poderá saber porque chora o seu bebé

Quando um bebé chora, nem sempre é óbvio o motivo. Estará com sono, com fome, com a fralda molhada ou a sentir dor? Cientistas japoneses estão a de-senvolver um software que interpreta estatisticamente os choros dos bebés. O detalhes acabam de ser publicados no "International Journal of Biometrics" e, para já, o programa é capaz de reconhecer com 100% de certeza os gritos de dor.

Até à data, não existe uma técnica credível para classificar as emoções dos recém-nascidos com base numa análise do padrão de choro e, para os pais, o único método que funciona é mesmo a experiência. Mas a equipa do Instituto de Tecnologia de Muroran, em Hokkaido, recorreu a uma técnica de reconhecimento de padrões sonoros, que junta a análise estatística da frequência dos gritos e a energia do espectro de áudio para classificar diferentes tipos de choro. Assim, conseguiram relacionar diferentes espectros de áudio com o estado emocional dos bebés, confirmando depois o resultado com os pais.

Os cientistas japoneses obtiveram 100% de sucesso na classificação dos padrões de choros de dor e choros comuns. No futuro o objectivo é incorporar este método num dispositivo electrónico portátil – uma espécie de ama electrónica -, ou num software para ajudar os pais a perceber de que precisa a criança para deixar de chorar. Os japoneses basearam-se na engenharia Kansei, inventada em 1970 por Mitsuo Nagamachi da Universidade de Hiroshima, que mede as emoções face a certas características de um produto, como o design. Sandra Pereira

in ionline.pt
 

Written By
More from

A leitura

Acreditava-se tacitamente que, se na infância, alguém for suficiente motivado e participar...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *