Nova técnica para bloquear trompas e evitar gravidez chega ao Brasil

Hospital das Clínicas, em São Paulo, foi o primeiro local a adoptar o método. Estratégia que dispensa cirurgia já é bastante usada nos EUA e na Europa.
O Hospital das Clínicas, em São Paulo, testou e aprovou um método que pode facilitar a vida de quem espera por uma laqueação — procedimento cirúrgico em que as trompas são ligadas para evitar filhos. Sem cirurgia, os médicos conseguem bloquear as trompas e evitar para sempre uma gravidez. A técnica, já usada em larga escala na Europa e nos Estados Unidos, é mais eficaz que a pílula, o DIU (dispositivo intra-uterino) e a laqueação tradicional.

Com a ajuda de um aplicador e uma microcâmera, o médico implanta duas molas de titânio, uma em cada trompa da paciente. O dispositivo provoca uma reação no tecido, que bloqueia completamente as trompas.

A funcionária pública Neusa Maria de Brito, 39, já tem seis filhos e decidiu que não pretende mais engravidar. Por isso, tornou-se a primeira paciente a usufruir da técnica em solo nacional. “Fiquei com medo como todas, de uma nova experiência, se ia funcionar mesmo”, diz. “Deu certo e eu creio que estou tranquila, não vou engravidar mais.”

O procedimento é bem rápido. Demora no máximo dez minutos e pode ser feito numa consulta de rotina, no ambulatório mesmo, porque a paciente não sofre nenhuma corte, nem precisa de anestesia.

“Nós orientamos a paciente para que nos primeiros três meses ela use outro método contraceptivo, porque esse é o período para que haja a obstrução, o fechamento da trompa”, explica Edmundo Baracat, diretor de ginecologia do HC.

Com a adoção do novo método nos hospitais públicos, as salas de cirurgia ficariam livres para operações mais complicadas. E, no maior ambulatório de ginecologia da América Latina, a técnica seria a saída para acabar com uma espera que pode chegar a um ano e meio.

“Nós temos uma fila aqui para laqueadura em torno de 250 a 300 mulheres”, diz Walter Pinheiro, chefe do ambulatório de ginecologia do HC. “Acabaria com a fila? Acabaria com a fila imediatamente.”

O método já foi aprovado pela Anvisa e será feito um pedido para que o Ministério da Saúde inclua a técnica nos tratamentos oferecidos pelo SUS.

 

Written By
More from

Postais dia da Mãe

Neste dia especial envie um dos nossos Postais, apenas tem que se...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *