Nutrição na gravidez

Questão:
olá
estou gravida de 12 semanas, e tenho muita dificuldade em fazer uma refeição
completa. tenho comido muita fruta, iogurtes, cereais…mas sei que tenho de
comer outras coisas, e o que me está mesmo a preocupar é que estou a perder
peso. será que devo fazer um plano de refeições? como devo fazê-lo?

obrigada


Resposta:
Olá futura mamã,
Chamo-me Ana Filipa Baião e faço parte, como Nutricionista, da Equipa de Profissionais de Saúde da Clínica Dasein, em Benfica.Em relação à questão que colocou e, muito bem, queria dizer-lhe que nesta fase da sua vida, os alimentos e a sua qualidade nutricional, serão o suporte de crescimento do seu bebé e, por isso a importância da qualidade dos alimentos sobrepõe-se à quantidade, dos mesmos.
É durante a gestação que o bebé se desenvolve, quer a nível físico quer a nível neurológico e cognitivo, cria reservas energéticas, minerais e vitamínicas, que no futuro extra-uterino serão essenciais para o seu crescimento.
A futura mamã deverá ter em atenção alguns aspectos, relacionados com a qualidade nutricional dos alimentos que ingere, como: o teor em ácido fólico, que é fulcral nos primeiros dias de gestação, muitas mulheres são aconselhadas a fazer a suplementação desta vitamina, mesmo antes da gravidez, de forma a garantir a presença desta nos primeiros 28 dias de gestação, ou seja, durante o desenvolvimento do tubo neural, de forma a prevenir malformações a este nível, o teor em ferro, o teor em cálcio, o teor em fibra, o teor vitamínico e o teor em ácidos gordos essenciais, como o ácido linoleico e o ácido linolénico, tão importantes para o desenvolvimento cerebral do bebé. Escusado será dizer que durante esta fase deverá evitar os alimentos ricos em açúcar e em gordura, que por serem pobres a nível nutricional e, ricos a nível calórico só contribuirão para o aumento de peso. 
Quanto à perda de peso é frequente alguma perda de peso no primeiro trimestre de gestação, o que está muitas vezes relacionado com os vómitos, as náuseas, as aversões alimentares, entre outros, próprios deste período. Contudo, a grávida não deverá descuidar da sua alimentação, deverá sim procurar confeccionar refeições que lhe agradem, que sejam coloridas e nutritivas.
A futura mamã deverá variar os alimentos ao longo do dia, comer várias vezes ao longo do dia, incluir produtos integrais, que são ricos em fibra, alimentos ricos em cálcio, como o leite, os iogurtes, que são igualmente ricos em proteína de alto valor biológico, incluir, sempre, nas refeições principais a sopa, a carne ou o peixe, ou produtos substitutos de origem vegetal, produtos hortícolas variados, leguminosas e fontes de hidratos de carbono complexos. Aconselha-se, ainda a que faça um alimento rico em vitamina C todos os dias, como a laranja, os morangos, o kiwi, a papaia.
Na minha opinião, se a futura mamã permanecer com dúvidas, porque muito fica por dizer, deverá sim consultar um técnico qualificado na área, que melhor a apoiará atendendo às suas necessidades nutricionais, conhecendo de antemão os seus horários, hábitos e gostos alimentares e essencialmente o seu estado de saúde (Gicémias, Peso Pré-gestacional, Ganho de Peso…). A Equipa da Clínica Dasein, e eu em especial, teríamos muito prazer em ajudá-la!
Estarei sempre disponível para lhe esclarecer mais dúvidas que possam surgir. Muitas Felicidades!

Dra Ana Filipa Baião
Nutricionista, Clínica DaSein.
Especialista dobebé

 

 

Written By
More from

Comer em segurança

Deve evitar arriscar durante a gravidez a comer alimentos que lhe possam...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *