O Adolescente e a Fadiga

adolescentes

Um problema físico muito comum que ocorre tanto com os meninos como com as meninas durante a puberdade, é a fadiga, ou falta de energia. O seu corpo estará investindo tantos de seus recursos no processo de crescimento que lhe parecerá faltar energia para

outras atividades durante um certo período de tempo. Esta fase geralmente não dura muito. Todavia, esta sensação de cansaço é algo que você deve esperar. De fato, ela deverá influenciar seu comportamento de duas maneiras.

 

Em primeiro lugar você deverá dormir e descansar bastante durante o período de rápido crescimento físico. Essa necessidade nem sempre é satisfeita, porém, porque os adolescentes acham que não devem mais ir para a cama tão cedo como quando eram crianças. Assim sendo, ficam de pé até tarde e se arrastam pelo dia seguinte num estado de exaustão. Acredite ou não, uma pessoa de doze ou treze anos precisa na verdade descansar mais do que quando tinha nove ou dez anos, simplesmente por causa da aceleração no crescimento.

Caso seus pais estiverem lendo este Artigo, gostaria de sugerir que eles deixassem você dormir nas manhãs de sábado, se possível. É geralmente difícil para os pais permitirem que seu filho crescido durma até as 9h30 da manhã quando as tarefas escolares precisam ser executadas. Todavia, eles deveriam saber que ele está na cama porque precisa de mais sono, e deveriam ser bastante sábios para permitir que faça isso. Ele poderá então realizar seus deveres escolares quando acordar, com um sorriso de gratidão no rosto!

Em segundo lugar, os alimentos que comer serão também muito importantes durante a adolescência. O seu corpo precisa da matéria prima para construir aquelas novas células musculares, ossos e fibras que estão nos planos. Cachorro-quente, biscoitos e refrigerantes não servem. Será necessário que tenha uma dieta equilibrada durante esse período; isso é muito mais importante do que quando tinha seis ou oito anos. Se não comer direito durante este período de crescimento, irá pagar o preço em forma de doenças e vários problemas físicos. O seu corpo precisa das vitaminas sais minerais e proteínas necessárias para desenvolver-se de várias maneiras.

Dr. Wagner Paulon

Tags from the story
Written By
More from

Ensinar a beber leite do copo

Os pais pensam que é impossivel ensinar o seu bebé a beber...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *