O que é o rotavírus?

rotavirus

rotavirus

O Rotavírus é um vírus extremamente frequente e muito contagioso.
O Rotavírus pertence a uma família de vírus com a forma de roda (rota, em latim), daí a designação de Rotavírus.
O Rotavírus é responsável pela maioria das gastroenterites virais, em crianças e bebés e é a causa mais frequente de diarreia aguda e vómitos em crianças pequenas.
O Rotavírus é a causa mais frequente de diarreia aguda e vómitos em bebés e crianças pequenas. Quando a doença é sintomática, inclui sintomas como febre baixa, dor abdominal, episódios repetidos de vómitos e diarreia aquosa, ao longo do dia. Estes sintomas podem estar presentes entre 3 e 9 dias.
A maioria dos casos de infecção a Rotavírus são de intensidade ligeira ou moderada, enquanto outros poderão ser graves. Num caso grave, um bebé pode vomitar frequentemente e ter cerca de 20 episódios de diarreia num só dia. Episódios repetidos de diarreia e vómitos podem originar complicações, sendo a mais frequente no caso da infecção por Rotavírus, a desidratação por perda de líquidos. Como não existem factores de risco definidos para a infecção por Rotavirus, não é possível prever como vai evoluir cada criança.

sintomas rotavirus

Não existe um tratamento específico para a infecção a Rotavírus. O tratamento é sintomático, sendo na maioria dos casos administrados antipiréticos e soluções de re-hidratação oral. Estas soluções visam a correcção da perda de líquidos e electrólitos.
Nos casos graves pode ser necessário o internamento hospitalar para proceder à re- hidratação por via intravenosa.

o que fazer rotavirus

in http://rotavirus.com.pt/o_que_rotavirus.htm

Tags from the story
Written By
More from

Engravidar depois dos 35 anos

Além de se saber que a idade pode ser um factor determinante da...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *