O que sabe sobre hemorróidas?

hemo

A doença hemorroidária (vulgo "hemorróidas") está a aumentar entre a população portuguesa. Os sintomas são, normalmente, a dor, a hemorragia (sangramento), a obstipação ("prisão de ventre") e o prurido (comichão). "A exteriorização dos vasos é também um factor de preocupação por parte das pessoas que sofrem de hemorróidas", diz o Dr. Nuno Ascenso, Clínico Geral. Para este médico, as "hemorróidas" são fruto do estilo de vida actual: "Hoje em dia, o sedentarismo, o stresse, a dieta pobre em fibras, a pouca ingestão de água e o recurso exagerado aos laxantes são hábitos que favorecem o aparecimento desta patologia."
As hemorróidas não escolhem género nem idade, podendo surgir em qualquer etapa da vida. Mas, como refere o especialista, "tem-se observado um aparecimento cada vez mais precoce na população jovem, resultado do estilo de vida adoptado". Nos idosos, este problema ocorre devido "ao uso de medicamentos laxantes e de uma dieta menos regrada caracterizada por um consumo deficiente em fibras e uma diminuta ingestão de líquidos". Uma das principais causas da população activa é também a privação da evacuação durante longos períodos de tempo que pode "provocar lesões no canal anal levando aos sintomas que caracterizam a doença hemorroidária."
Como prevenir e tratar?
Através de medidas medicamentosas e da alteração do estilo de vida é possível prevenir as hemorróidas. "Existem fármacos que ajudam a tratar o problema", esclarece o Dr. Nuno Ascenso. Um dos fármacos mais utilizados é composto por um creme tópico que é aplicado naregião do canal anal, apresentando propriedades que solucionam vários sintomas em simultâneo: "Previne as infecções na medida em apresenta na sua fórmula substâncias que impedem o desenvolvimento das bactérias que se alojam no canal anal; é um potente anticoagulante, que actua no controlo da hemorragia; é também um óptimo cicatrizante ajudando a renovar as áreas lesadas do canal anal; e tem propriedades anestésicas e anti-inflamatórias que intervêm no controlo da dor e do prurido." A aplicação deste creme "melhora significativamente todas as queixas que o doente poderá apresentar", diz.
O que é a proctologia?
O termo Proctologia (do grego Proktos que se traduz por ânus e Logus que significa ensino) consiste no estudo das funções, afecções e tratamentos do ânus.
Conselhos úteis
Com a adopção de algumas medidas é possível combater a doença hemorroidária. O especialista dá-lhe algumas dicas que poderá colocar em prática hoje, para não sofrer de
hemorróidas amanhã;
– Diminuir o sedentarismo: o exercício ajuda o intestino a trabalhar melhor;
– Beber, no mínimo, dois litros de água por dia: é no intestino que se faz a grande parte da absorção da água. Assim, se o organismo tem falta de água nos outros locais do corpo, vai retirar a água do intestino. Resultado? As fezes tornam-se mais duras e, deste modo, lesam as paredes do canal anal;
– Apostar em dietas ricas em fibras: com estes alimentos consegue-se regularizar o trânsito intestinal;
– Evitar o uso de laxantes: estes fármacos alteram o trânsito intestinal;
– Boa higiene da região ano-rectal: com esta medida evitam-se as infecções locais;
– Ritmo intestinal: escolher sempre a mesma altura do dia para defecar. "O intestino é um órgão de hábitos".
in Fonte: Health & Wellness

Written By
More from

Passatempo Livro Cinderela

A Editora Dinalivro e o Portal doBebe.com têm para oferecer um exemplar do livro "Cinderela" de...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *