Os benefícios do Ácido Fólico

acidof.jpg

acidof.jpgO ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar  se o nível desta vitamina estiver  abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que um suplemento alimentar tomada no período ainda pré-gestacional e até às 12 semanas de gravidez pode diminuir o risco de má formação do sistema nervoso da criança. Conhecido também por vitamina B9, o ácido fólico tem um papel relevante na gravidez, além de ser eficiente no combate à anemia e às doenças cardiovasculares.
O Ácido fólico pode diminuir também o risco de má formação congênita.
A experiência, desenvolvida na Hungria, é considerada um  ponto de referência decisivo na área de prevenção de defeitos do tubo neural. Realizado com quase 5.500 gestantes, o estudo conclui que o uso de suplemento vitamínico, contendo 0,8 mg de ácido fólico, reduz o aparecimento de bebés com má formação do tubo neural, assim como do trato urinário e do sistema cardiovascular, além de diminuir os sintomas de enjôos, náuseas e vômitos durante o primeiro trimestre de gravidez. Também restringe a incidência de partos prematuros e melhora a qualidade do leite materno.
Esta Vitamina  também reduz o risco cardíaco e as  doenças psiquiátricas .
Um estudo realizado pela Associação Americana do Coração, e publicado na revista Circulation, revelou que existe uma estreita relação entre o consumo de ácido fólico e a diminuição nos níveis de homocisteína, aminoácido sintetizado pelo organismo que, ao não ser bem metabolizado, converte-se num  importante factor de risco para arteriosclerose (placas de gorduras que bloqueiam as artérias). Junto com as vitaminas B6 e B12, o ácido fólico participa do metabolismo da homocisteína. Evidências epidemiológicas indicam que o excesso de homocisteína colabora para o aparecimento de doenças cardiovasculares e tromboses arterial e venosa, as quais podem se agravar e até acabar provocando um infarto. Segundo o estudo, o papel do ácido fólico vai mudando conforme as etapas da vida. Na idade escolar, a sua carência pode levar à anemia nutricional. Nos adultos mais idosos, como o ácido fólico tem efeitos sobre o sistema nervoso central, o baixo consumo dessa vitamina ou os baixos níveis podem agravar problemas neuropsiquiátricos.
Propriedades da vitamina
Funções: divisão celular e transmissão de traços hereditários, formação e maturação dos eritrócitos e leucócitos.
Fontes: espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura, gema de ovo.
Deficiência: diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outros distúrbios sangüíneos, glossites e distúrbios no trato gastrointestinal.
Excesso: interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas
{mosgoogle center}

Written By
More from

No Seixal:Inscrições abertas para Caminhar por uma Gravidez Saudável

No dia 10 de Maio entre as 9h30 e as 12h30, realiza-se...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *