Pais devem ‘bisbilhotar’ vida dos filhos

Ivete Gattás afirma que, em geral, os pais devem respeitar a liberdade e a privacidade do filho, mas sempre acompanhando todas as situações. "Os pais devem abordar os filhos, conversar. Se diminuir as dúvidas e ficar tranquilo, tudo bem. Mas vamos imaginar que continue preocupado, que no contato com o adolescente, as coisas não fiquem claras. Se achar que o filho corre risco, tem sim o direito de bisbilhotar."

Mas ela avalia que não se deve bisbilhotar preventivamente. "Aí já é uma invasão. O filho tem direito de ter privacidade."

Ela afirma que lidar com o adolescente é uma relação de negociação constante. "Precisa saber negociar o tempo todo. Se for com autoridade despótica,ou se achando o sabedor de todas as coisas, não vai ter a confiança do adolescente.

 

 O filho tem que prestar contas, dizer onde vai porque senão o pai vai estar financiando a má educação"
 O psiquiatra Içami Tiba, autor do livro "Adolescentes – Quem Ama, Educa" e do livro "Família de Alta Performance" muitas ações inesperadas de adolescentes ocorrem porque os pais não educam adequadamente. "Quando o filho tem condições de avaliar as consequências e faz tudo arcando com as consequências é sinal de boa educação. Não precisa pedir para estudar, deixa o quarto em ordem, cuida da saúde. Mostra que é responsável e se preocupa com os pais, dá satisfação aos pais."

Ele afirma que para manter a relação de respeito, o pai deve punir o filho que agir de forma inadequada. "O filho tem que prestar contas, dizer onde vai porque senão o pai vai estar financiando a má educação."

Ao contrário da psiquiatra Ivete, Içami Tiba avalia que bisbilhotar não faz mal em situação nenhuma, e que, muitas vezes, pode ajudar a salvar o filho de uma situação pior. "Quando o filho anda bem, bisbilhotar não faz mal. Quando mostra que tem algo a esconder, tranca o quarto, coloca senha no computador, algo pode estar errado. Algumas vezes é dever dos pais bisbilhotar."
 

in G1 Brasil

Written By
More from

Passatempo Livro A desordem natural das coisas

A Editora Bizâncio e o Portal doBebe.com têm para oferecer um exemplar...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *