Para que serve…a escola?

104484387

104484387

A escola serve para desembrulhar histórias e espirrar perguntas. Serve para as ideias darem comichão até pararmos para as olhar. A escola serve para marcarmos golos e falharmos primeiros lugares. Para perdermos melhores amigos só durante uma tarde. Festejarmos elogios.   A escola serve para conhecer de cor as rotinas e improvisar nos entretantos. Serve para ensaiarmos quem não somos e despentearmos incertezas. A escola serve para nos enganarmos. Para quando se quer chamar a professora, de repente, espantar-nos um “mãe”.

Serve para nos escondermos das asneiras. Ou dos deveres que não fizemos. A escola também é boa para nos fazermos ouvir. E para nos enredarmos no ruído. Ou, simplesmente, para nos habituarmos a ter uma voz própria, só nossa. Mas não é boa para o silêncio. A escola desenrola traços e cores. E acarinha a curiosidade. A escola não gosta de macacos de imitação. Nem de certezas irredutíveis. E preocupa-se, na mesma medida, com os alunos certinhos e com os alunos turbulentos.

A escola confia e ensina a sonhar. A escola serve para aprender e desaprender e voltar a aprender, outra vez. E serve para trabalhar. Não serve para desistir. Nem para desconfiar. Serve para nos ensinar a usar as asas sem nunca prescindir de termos os pés bem assentes no chão.

Caso lhe pareça estranho poderá, ao contrário do que imaginou, nunca ter frequentado a escola.  

in Bebés & Crescidos

Tags from the story
Written By
More from

EUA: Criança espirra mais de mil vezes ao dia

A americana Lauren Johnson, de 12 anos, está a intrigar a comunidade...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *