Passo a Passo: Limpar Brinquedos! (parte I)

limpeza_bebe

O assunto é limpezas, ora aí está e aproveitar agora nas férias ou de Verão!…Vá lá não desespere já! Vamos dar uma ajudinha e umas dicas para que este tema não seja aborrecido! Por isso vá buscar um pano húmido,àgua e sabão. De quanto em quanto tempo devo limpar? Se esfregar, vou estragar? Tire todas as suas dúvidas sobre a limpeza dos brinquedos de seu filho aqui! Está a ver o filme? Brinquedos espalhados no chão do quarto, na cama, mesa de jantar, jardim, banheira e – pimba! – de repente chegam também à boca das crianças. Se isso não acontecer, tenha a certeza, que as mãozinhas do seu tesouro que  manipulam tais objectos, estas sim, cedo ou tarde chegarão à boca, ao nariz e aos olhos de seu filho. E, claro, justamente o mais “sujinho” é o brinquedo preferido dele.
O resultado é um intenso vaivém de microrganismos passíveis de provocar doenças e infecções. Isso é normal, e o contacto com a sujidadede vai fortalecer o sistema imunológico da criança.
-Para os brinquedos duros (como plástico, borracha, madeira e metal), é aconselhável que ela aconteça semanalmente.
-Bonecos de pano e peluche, a higiene pode ser feita uma vez ou mês ou a cada 15 dias. 
Guarde os brinquedos em locais próprios (caixas plásticas ou de papelão, armários etc.) para mantê-los relativamente limpos e ainda estimular na criança o hábito de cuidar bem das suas próprias coisas.

 Metal
Limpe com pano com algum  álcool 70%. Se o brinquedo não for de ferro, pode limpá-lo também com água e detergente ou sabão neutro, com a mão ou uma esponja não abrasiva. Itens pequenos podem ainda ser lavados na máquina de lavar louça ou com escovas. Caso o brinquedo tenha partes de ferro (pregos ou partes maiores), evite qualquer contacto com a água e verifique regularmente se nelas há eventuais focos de ferrugem.
Coloque tinta na parte enferrujada!

Borracha e E.V.A.
Estes são muito simples de limpar: basta passar com água e sabão ou com um pano com álcool.
Quando acabar de dar banho ao seu filho certifique-se que retira toda a àgua dos seus brinquedos.

Peluche e tecidos
Muitos brinquedos e bonecos de peluche, algodão, naylon e de outros tecidos podem ser lavados à máquina, com o mesmo sabão utilizado na lavagem das roupas ou lençóis da criança, no ciclo de lavagem delicada e em saquinhos que os protejam (como fronhas de travesseiros ou os especializados à venda). Caso haja alguma restrição do fabricante em relação ao uso da máquina, a saída é lavar os itens à mão ou a seco, em lavandarias especializadas.Depois de lavados, centrifugue o boneco e coloque-o a secar num local com muito Sol. Deixe que secar bem antes de voltar a usá-lo, para que o enchimento não fique húmido e com mau cheiro. Pode-se também abrir os bonecos, retirar o enchimento e fazer a lavagem – porém, além de ser uma operação mais trabalhosa, há sempre o risco de falhas na “reconstituição deles” (e a dor de cabeça vai ser certa!).
Quando a ideia for somente retirar o excesso de pó sem lavar(porque existem muitos dias de Sol e temos que os aproveitar mas na praia), bata bem os bonecos (em ambientes externos, se possível) e exponha-os ao sol. O procedimento vai reduzir eventual mofo e a presença de ácaros.
Outra forma é colocar num saco plástico e levar ao frigorifico algumas horas.

 

Tags from the story
Written By
More from

Toxoplasmose

Esta doença infecciosa é originada pelo parasita Toxoplasma gondii, que pode ser encontrado nas fezes...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *