Podemos congelar todos os alimentos?

congelar

 

congelar
O que podemos congelar? Podemos congelar sopas, sobretudo as suas bases ou cremes (toda a hortaliça descongelada perde consistência, ficando mole e pouco saborosa). Regra geral  todos os géneros alimentares podem ser congelados. Embora este processo consiga manter a segurança microbiológica e as propriedades nutricionais em quase todos, a conservação das características organolépticas – sabor, cor, textura ou cheiro – nem sempre é preservada, tornando-os de inferior qualidade.

Os legumes  podem ser congelados? Tente sempre comprar os legumes da época, frescos e em bom estado, pois ajudará no sabor e na textura. Para os arrnjar deverá escaldá-los em água a ferver 2 a 3 minutos, vão perder algumas vitaminas mas poucas. Escorra-os e tente arrefece-los rápidamente, acondicione em sacos próprios e retire o máximo de ar que conseguir. Seja rápido a congelar .Se a congelação for lenta, formar-se-ão grandes cristais de gelo que provocarão a ruptura das membranas celulares, resultando na perda de substâncias nutritivas como vitaminas e minerais durante a descongelação. Preferencialmente, devem ser cozinhados sem descongelar utilizando processos que evitem o desperdício da água de cozedura, cozinhar em vapor ou no microondas, ou utilizá-los em sopas, guisados, arroz ou massas, permite aproveitar todos os seus nutrientes.
Não deve congelar maionese ou natas! Não deve congelar ovos inteiros porque ao congelarem o interior aumenta de volume, levando à ruptura da casca e ao rebentamento da gema. Mas podem congelar-se gemas batidas e claras inteiras, separadamente.
Siga as nossas dicas e coma de forma saudável!

 

Tags from the story
Written By
More from

So Happy

Os nossos Parceiros So Happy estão com alguns %. Entre e veja...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *