Prevenção para redução de resíduos nas escolas

images(1)

A “Prevenção para a Redução dos Resíduos” é o tema da 3ª. Edição do “EMAC Educa, uma Aposta no Futuro”, um programa de actividades teóricas, práticas e interactivas dirigidas às escolas do concelho de Cascais, que visa promover o desenvolvimento sustentável junto das crianças e jovens, lançado hoje pela EMAC – Empresa de Ambiente de Cascais, E.M., S.A.

Para António d’Orey Capucho, presidente da Câmara Municipal de Cascais, “a continuidade deste Programa reflecte a preocupação constante da autarquia com a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis que, através de iniciativas como esta, visa sensibilizar os jovens para a importância da redução dos resíduos”.

Rui Libório, presidente da EMAC, salienta que “os projectos desenvolvidos em prol da sustentabilidade são suficientemente fortes e válidos no concelho, justificando plenamente que a EMAC continue a despertar a atenção nas novas gerações para a importância do ambiente, através do desenvolvimento de acções dirigidas às escolas, em formatos adequados aos escalões etários visados”.

Inserido no plano estratégico da EMAC “Objectivo 66”, que visa dar cumprimento ao artigo 66º da Constituição da República Portuguesa sobre defesa do ambiente e qualidade de vida, este programa tem como objectivo sensibilizar a comunidade escolar para a preservação ambiental, fomentar a consciência ecológica dos alunos e colaborar com os estabelecimentos de ensino na educação para o desenvolvimento sustentável. Em dois anos abrangeu um total de 14 mil alunos e 160 estabelecimentos de ensino.

Para este ano lectivo, o programa de actividades contempla apresentações teóricas, práticas e interactivas para alunos do ensino pré-primário ao secundário, cujos resultados ou trabalhos irão ser divulgados no website do Clube do Mac, em http://clubedomac.emac-em.pt, na rubrica “O Cantinho da Escola”.

Das actividades teóricas fazem parte acções de sensibilização ambiental dedicadas aos temas “Boas Práticas Ambientais” (Ensino Pré-primário), “O Caminho dos Resíduos” (Ensino Básico e Secundário), “A importância da Pegada Ecológica” (Ensino Básico) e “Sustentabilidade ambiental, para um futuro melhor” (Ensino Secundário)

As actividades práticas terão lugar nas escolas e incluirão a realização de jogos didácticos sobre temas ambientais, nomeadamente, o desenvolvimento de um programa de fomento à compostagem, no qual os estabelecimentos de ensino receberão um compostor e manuais próprios. As escolas poderão também criar a sua própria horta pedagógica, para a qual a EMAC fornecerá todos os materiais de apoio, como kits de pequenos agricultores, sementes e terra.

Entre as actividades interactivas do programa, destaca-se o projecto de decoração de estruturas com materiais reutilizáveis no Natal (Eco Natal), uma Corrida pelo Ambiente, o desenvolvimento de uma Banda Desenhada sobre as aventuras do MAC relacionada com o ambiente, um concurso de fotografia para os alunos sobre a acção da EMAC (ECO PHOTO’09), a realização de trabalhos de artes plásticas com reutilização de materiais (II Projecto “Escola mais Ambiente”) e a criação de peças de vestuário com materiais desperdiçados, a exibir num “Eco Desfile”, no final do ano lectivo.

Mais informações aqui http://clubedomac.emac-em.pt/

 

Written By
More from

Manual para uma Alimentação Saudável em Jardins de Infância

A Direcção-Geral da Saúde disponibiliza o "Manual para uma Alimentação Saudável em...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *