Provocar o vómito

Questão:
Dra , este fim-de-semana o meu Diniz (2 anos) esteve com gastroenterite, tendo começado uns dias antes com febre durante 2 dias. A febre passou e este sábado passado tudo o que comia vomitava mas não teve diarreia, tendo acalmado no Domingo.
Segunda-feira foi para a creche o que se confirmou. “Surto” de gastroenterite e andou tudo a dieta.
O que se passa agora é que o filhote provoca o vómito quando acaba de comer. De 2ª e 3ª tem vomitado depois de jantar, mas durante o dia não. 3ª feira de madrugada e 4ª feira de madrugada, acorda, e começa a puxar o vómito acabando por deitar fora o que tem ainda no estômago.
Não lhe tenho dado o leite antes de dormir porque já sei que vai haver “diversão nocturna”.
Falei com a educadora dele da creche e ela confirmou que ele ao almoço faz o mesmo, ou seja, tenta puxar o vómito. Ela ralha com ele e o  Diniz acaba por não vomitar.
Acrescento ainda que fica a chorar ao colo da auxiliar quando o deixo na creche e a chamar pela “mamã”, coisa que nunca aconteceu. Mas durante o dia anda bem disposto e brinca e quando chego a casa está igualmente muito bem disposto (é o avô que o tem ido buscar estes dias e que o Diniz o adora).
Será que o filhote faz mesmo de propósito ou ainda está com o estômago sensível? É chamada de atenção? Nada se alterou na rotina dele.
Estou preocupada porque o forçar do vómito num menino ainda tão pequeno não pode criar-lhe problemas? Para além da comida ir fora.
Ralho com ele? Ponho-o de castigo? Não ligo? É normal esta situação?
Andreia Borges
Resposta:
Claro que uma crise de vómitos e diarreia os torna mais sensíveis, mas penso que ele percebeu que assim chama a atenção dos pais e tem miminhos. Se  fosse por doença não passava o resto do dia bem disposto. As crianças são muito “manhosas”! Se na escola conseguem que ele não vomite tenha a mesma atitude que isso passa. Já que não lhe tem dado o biberon á noite, aproveite para ver se ele larga esse hábito.

Dra Isabel Cordeiro
Pediatra na ESCA
Geneticista Clínica, Serviço de Genética do Hospital de Santa Maria Lisboa
Especialista doBebe.com

Written By
More from

Obrigado Mãe!

Já agradeceu à sua Mãe hoje? (mais…)
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *