Quando a sexualidade é tabu para os pais

Falar sobre sexualidade com crianças e adolescentes ainda parece ser um tanto complicado. Mesmo em pleno século 21, a maioria dos pais segue encarando este assunto como um tabu e, sem dar conta, empurram a responsabilidade para a escola. Ficam nas mãos dos professores a oportunidade de discutir temas como o sexo e mesmo as questões que envolvem o conhecimento do corpo.
 
Mas as dúvidas não deixam de aparecer na cabeça de crianças e adolescentes só porque não se fala no assunto em casa. Uma delas é: se o assunto não é aberto naturalmente em casa, o jovem deve perguntar ou é melhor esperar? Ou, quando visitar um ginecologista pela primeira vez? Quem responde a estas e outras perguntas é a ginecologista Adriana Resende. “Uma adolescente de 15 anos está na idade apropriada para visitar um ginecologista? Essa é a idade em que as adolescentes têm dúvidas, mas se sentem constrangidas de perguntar às mães. No entanto, é importante conversar, até para que a própria mãe acompanhe a adolescente ao ginecologista”. Para a especialista, esta é uma relação saudável.
 
Quando o assunto é contracepção, a especialista esclarece que o DIU, que é o Dispositivo Intra-Uterino colocado dentro do útero por um profissional, é indicado apenas para algumas mulheres. “Aquelas que não podem usar métodos hormonais, que não têm fluxo menstrual aumentado ou não sentem muita cólica são candidatas a usar o DIU. E ele tem uma eficácia em torno de 97% para evitar a gravidez”, explica.
 
Porém, após colocado, a mulher precisa ser acompanhada, pois se o dispositivo sair do lugar, é preciso que seja retirado ou recolocado novamente. “Além disso, o DIU pode favorecer o aparecimento de microorganismos que causem alguma infecção, até porque é um corpo estranho dentro do organismo da mulher. Por isso, aquelas que usam esse método contraceptivo precisam frequentar um ginecologista a cada 6 meses, e não anualmente”, destaca Adriana.

in http://www.jmonline.com.br/

Written By
More from

Marisa Cruz está grávida

Marisa Cruz está grávida. A apresentadora soube da notícia recentemente mas preferiu...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *