Raparigas atingem puberdade cada vez mais cedo

Raparigas atingem puberdade cada vez mais cedo nos EUA

Cerca de 15 por cento das meninas norte-americanas mostram sinais de puberdade precoce, com o desenvolvimento dos seios aos 7 anos.

Outro sinal de puberdade precoce é o aparecimento de pelos púbicos a partir dos 8 anos, o que ocorre em 19,1 por cento dos casos analisados, de acordo com o estudo publicado na revista Pediatrics.

Os autores referem que a puberdade precoce é, muitas vezes, associada à tensão arterial e a uma taxa de glicemia muito elevada, sintomas muito frequentes em diabéticos.

Para o estudo norte-americano, foram analisadas 1239 meninas em três regiões dos Estados Unidos: em Nova Iorque pela Mount Sinai School of Medicine, em São Francisco pela associação de saúde Kaiser Permanente e em Ohio pelo Cincinnati Children Hospital.

Um outro estudo, dinamarquês e publicado em 2009, tinha analisado a puberdade entre as crianças de duas amostras europeias, em 1991-1993 e 2006-2008, tendo demonstrado que o desenvolvimento dos seios nas meninas acontecia, em média, 1,02 anos mais cedo em 2006, comparativamente com 1991.

A investigação apontava a influência provável de produtos químicos capazes de modificar o sistema endócrino que regula as hormonas.

"A exposição crescente aos produtos químicos que perturbam o sistema endócrino pode estar relacionada com esta evolução", defendia o estudo.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

 

Written By
More from

Base de dados de bebés

Portugal vai ter uma base de dados de dadores, de beneficiários e...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *