Recém-nascidos aprendem enquanto estão a dormir

Os recém-nascidos dormem de 16 a 18 horas por dia, mas na verdade estão a aprender muito mais do que se poderia pensar durante esse período de aparente inactividade. Esta é a surpreendente conclusão de uma investigação realizada por uma equipa da universidade da Florida, nos Estados Unidos.

Os resultados foram publicados esta semana na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Os recém-nascidos são melhores esponjas de aprendizagem do que pensávamos", afirmou a psicóloga Dana Byrd, principal autora do estudo, sublinhando que a sua equipa "descobriu uma forma básica de aprendizagem nos bebés adormecidos, que os adultos poderão não ter quando dormem".

Para fazer esta descoberta, a equipa usou uma metodologia em que produzia junto dos bebés adormecidos uma série de tons seguidos de um sopro leve sobre as suas pálpebras. Depois de 20 minutos, 24 dos 26 bebés testados mexiam as pálpebras após a série de tons, embora ela não fosse seguida do sopro de ar.

De acordo com a equipa, este tipo de estudos pode ser aplicado na identificação de bebés que estejam em risco de problemas de desenvolvimento, por razões neurológicas, como o autismo ou a dislexia.

in dn.sapo.pt

Written By
More from

Como tratar a diarreia infantil?

Pode não ter essa ideia mas a diarreia é uma das doenças...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *