Bebé

Reflexologia Infantil

Reflexologia Infantil
do Bebé

"Aquilo que pedimos aos céus na maioria das vezes encontra-se nas nossas mãos." William Shakespeare … e as nossas mãos encontram-se com os nossos pés através da Reflexologia Podal Infantil…Quando nasceu o meu segundo filho, fez agora 17 meses, senti a necessidade de conhecer novas formas de “estar” na vida e de assumir mais plenamente a responsabilidade de ser mãe.
Com a  necessidade, surgiu a pesquisa, e da pesquisa surgiu um mundo completamente novo ao que eu conhecia até então.
 
Sendo Engenheira Química de formação e tendo trabalhado 10 anos da indústria automóvel, encontrar-me com a Reflexologia Infantil, com o Pano Porta Bebés e com a antroposofia foi algo que foi surgindo naturalmente, dia após dia, de contactos em contactos.
 
O meu primeiro contacto com a Reflexologia Infantil, foi quando recebi formação enquanto mãe para aplicar a Massagem Infantil nos meus filhos. Nessa altura, fiquei bastante curiosa sobre o potencial da Reflexologia e fui investigar mais sobre o assunto.
 
Encontrei muita informação, mas dedicada a adultos, e foi só quando saí das nossas fronteiras que me cruzei com dois especialistas internacionais nessa área, Angeles Hinojosa e Maurício Kruchik.
 
À medida que fui aplicando a técnica com os meus filhos, verifiquei que realmente funcionava em situações tão incríveis como diarreia, obstipação, insónias, irritabilidade, entre outras. Houve situações de otites, gripes em que apliquei a técnica a par de uma medicação menos agressiva e menos invasiva, tal como a medicina Antroposófica ou a homeopatia e os resultados não se fizeram esperar.
Hoje em dia, aplico a Reflexologia Infantil nos meus filhos para qualquer situação, e eles aceitam com agrado estes momentos de complicidade, entrega e amor.
 
Fui cada vez tendo mais confiança na capacidade fantástica dos corpos dos meus filhos.
 
Com a confiança veio a vontade de espalhar a técnica, e hoje sou formadora de Reflexologia Podal Infantil.
 
O conceito não é ter terapeutas de Reflexologia Infantil mas sim, tornar cada mãe e pai como terapeuta dos seus filhos.
 
Mas em que consiste exactamente a Reflexologia Podal Infantil?
 
Acima de tudo baseia-se  na capacidade de auto-recuperação (e mesmo auto-cura) do nosso organismo. Assim sendo, recorremos à reflexologia infantil para incentivar o corpo a fazer o seu trabalho, sem recorrer a agentes externos ao nosso organismo.
 
O copo humano, contém todos os elementos necessários para manter-se saudável.
Cada uma das suas células é um holograma completo do TODO, contendo toda a informação do que sucede no corpo. As ligações entre o sistema nervoso, órgãos e sentido é perfeita, e a comunicação entre uns e outros, permitem-nos aceder a eles desde: Observações, pressões, manipulações…realizadas em diferentes zonas, para aliviar, sedar, activar….para, equilibrar o funcionamento do organismo e  melhorar  saúde.
 
A técnica Reflexológica chega-nos do Oriente. Existem textos e ilustrações antiquíssimas de mãos e pés e a sua relação com os órgãos, na Índia, Japão, Egipto, China, Rússia…Se existem estes documentos é porque os antigos habitantes destes países já eram conscientes de que entre os pés e o corpo existia um mecanismo que permitia ligarem-se um ao outro.
 
Nesta técnica trabalha-se essencialmente através do toque no pés do bebé ou da criança, apenas sendo necessário ter acesso aos seus pés, sem implicar outras manipulações.
 
Os  primeiros dias, semanas e meses de um recém nascido são muito complicados para a família. Para o bebé porque não se pode expressar de outra forma que o choro, e para os pais porque lhes é difícil entender o que ele quer expressar. Algumas vezes os pais usam a intuição e sentem o que o seu filho reclama, mas não sabem o que fazer em situações de cólicas, obstipação, problemas na conciliação do sono, entre outras. Se a única coisa que pretendia era estar em contacto com os seus pais, também o consegue, pois através da Reflexologia o bebé vai sentir o amor dos seus pais, o calor do toque e o reforço da sua ligação a eles.
E ainda que não se saiba exactamente o que o bebé reclama, o toque das mãos da mãe ou do pai na pele do bebé, é para este um bálsamo que acalma e tranquiliza, ajudando a que tenha mais confiança em si mesmo.
Com a Reflexologia Podal Infantil podemos ajudar o bebé em situações como gases, cólicas, obstipação, diarreia, irritabilidade, insónia, constipações, gripe, otites, dentição, etc.
 
No caso de crianças , quando estas regressam a casa, desejosas de contacto com os pais e de atenção por parte destes,  a Reflexologia Infantil é uma ferramenta ideal que os pais podem utilizar para dar aos seus filhos essa aproximação e sensação de contacto e apoio. É uma forma de dar às crianças esse vínculo necessário para que se defenda dos agentes externos e que os ajudam a passar pelas experiências com que se encontram no jardim de infância, na escola e no seio da família. Situações como angústias, depressões, nervosismo, falta de concentração podem ser evitadas, reduzidas e eliminadas através do toque feito pelo pais no pé da criança.
Os pais têm na Reflexologia Podal Infantil uma aliada para ultrapassar estes tempos difíceis, onde a aproximação física e emocional é vital para que o bem estar quer na família quer na sociedade seja conseguido.
Aos poucos, também os próprios pais também irão desfrutar do prazer de receber a Reflexologia Podal nos seus pés, pois em muitos casos, as próprias crianças gostam de participar, oferecendo a massagem aos seus pais e irmãos.
 
Actualmente Angeles Hinojosa já formou em Portugal os primeiros instrutores de Reflexologia Podal Infantil em Portugal, e este ano decorrerá outra edição.
 
Os pais poderão aprender a aplicar a Reflexologia Podal Infantil com um dos instrutores que podem encontrar através do site www.reflexologiainfantilportugal.blogspot.com.
 
Nos cursos de pais é ensinado como trabalhar, através da Reflexologia Podal Infantil, o Relaxamento, o Sistema Imunitário, Sistema Digestivo, Sistema Urinário e Sistema Respiratório. A formação é constituída por 12h, e é baseada no sistema desenvolvido e ensinado por Angeles Hinojosa através do seu Centro de Formação em Barcelona (www.reflexologiainfantil.org).
 
Os formadores não fazem diagnóstico, mas podem trabalhar em colaboração com a equipa médica que faz o seguimento do bebé ou da criança.
 
É confiante nos resultados que podem ser alcançados através desta técnica junto das nossas crianças, que vamos estar este mês de Janeiro no Hospital de Santa Maria a fazer uma sessão de esclarecimento junto de médicos e enfermeiros, com o objectivo de sensibilizar e esclarecer algumas questões que podem ser vitais na hora de dar a conhecer esta alternativa e ferramenta de envolvimento dos pais na saúde dos filhos.
 
Eu pessoalmente, tenho a sorte de colaborar com o consultório Rafael, em Lisboa,  onde se trabalha com a Medicina Antroposófica, Homeopática e com técnicas como a Euritmia, a Massagem Pressel, a Arte Terapia, a terapia Biográfica e a Quirofonética. Neste consultório faço formação de pais em workshop dividido em 6 sessões de 2h e também sessões individuais para situações concretas de doença sob orientação médica.
 
Acreditar que o tipo de relação que tenho com os meus filhos é essencial para a sua saúde foi uma das descobertas que a Reflexologia Infantil me permitiu alcançar.
 
A saúde, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
 
 
Fernanda Francisco
 

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Bebé
do Bebé

More in Bebé

As escolhas da uriage para este natal

As escolhas Uriage para este Natal

otite externa no verão

Otite externa mais frequente no Verão

mustela bebe 99161

Noites Tranquilas com Bálsamo Reconfortante Mustela®

bebe seguro 8372

Bebé Vida apresenta dicas e conselhos sobre Segurança Infantil

bebe coisas boas 3748

Bebés só se lembram das coisas boas

bebe tablet 028

Tablet pode ser benéfico para menores de três anos

sera que dormir e dificil

E quando dormir é difícil…

bebe crescer

Labirintos do Crescer

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.