Seminário ajuda pais de crianças com fenda lábio-palatina

bebe 7287827

bebe 7287827O Hospital Lusíadas Porto vai promover, no próximo dia 17 de janeiro, no auditório do hospital, um seminário gratuito, dirigido a profissionais de saúde, pais de crianças e adultos com fenda lábio-palatina.

“Sendo uma malformação, em muitos casos, desfigurante, condiciona, desde logo, um efeito emocional profundo nos pais e compromete seriamente o bem-estar físico e psicológico da criança: a sucção torna-se difícil e, por vezes, é necessário encontrar alternativas para a alimentar; o mecanismo da deglutição está alterado; o fluxo de ar através da fenda seca as mucosas, facilitando infeções que se estendem ao ouvido e que, quando não tratadas atempadamente, levam a perdas de audição; a erupção dentária é anómala; a fala está seriamente comprometida; ou seja, os efeitos psicológicos, na criança, podem ser devastadores”, explica Bessa Monteiro, coordenador da Unidade da Fenda Lábio-Palatina​.

 

“Atualmente já estão disponíveis diversos tratamentos cirúrgicos capazes de reduzir o impacto visual causado pela malformação e este colóquio será uma oportunidade para os participantes terem conhecimento destes novos métodos e de outros temas importantes relacionados com a fenda lábio-palatina”, acrescenta.

Em destaque neste seminário vão estar temas como a alimentação na fenda lábio-palatina, a relação entre a audição e a fenda, a importância da higiene oral e as formas de tratamento da cicatriz da fenda, incluindo o novo método a laser.

A fenda lábio-palatina é uma malformação causada por uma fusão incompleta das estruturas da cavidade oral no início da gestação. Estima-se que cerca de uma em cada 700 crianças que nascem são portadoras de uma fenda labial, palatina ou lábio-palatina.

Para mais informações e inscrições no colóquio, contactar: marketing@lusiadas.pt ou 217704154

Written By
More from

Passatempo Livro A Maternidade e a Vida Profissional

 A Editorial Presença e o Portal doBebé têm para 1 livro para oferecer...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *