Crónicas

Ser mãe é Especial e me ensinou

Ser mãe é Especial e me ensinou
do Bebé

Filho ensina, e muito. O que muda é só o ensinamento. O maravilhoso é sacar que, desde o começo, essa relação mãe e filho é uma maravilhosa troca. Não tenho a menor dúvida de que a maternidade me transformou completamente. Tem aquela história meio lugar comum, meio chavão, de dizer que ninguém muda depois de adulto, não tem isso? Pois discordo totalmente. Filho é definitivo. É marca na vida daquelas tipo "antes e depois". E isso quer dizer mudança. Eterna mudança. Mudança o tempo inteiro. E mudança, sabemos, é aprendizado… Que, nesse caso, vem dos filhos, sim.

Ainda bem! A primeira coisa que aprendi foi a questão do ritmo. Nosso ritmo não é necessariamente o do nosso filho. Ponto. Então, pode baixar a bola. Principalmente com seu filho bebê: quem manda, é ele. Você vai se encaixando, construindo sua vida em torno daquele ser ali, que chega poderoso e absoluto. Depois, com o tempo (e se você souber fazer tudo direitinho), começa a haver uma certa divisão de poder. Mas com ele bebê… esquece! Você não vai dormir quando ele dorme, por exemplo. Aliás, você vai – para todo o sempre – passar a dormir com um olho sempre aberto. Segunda lição: nunca mais na vida você vai dormir como dormia. Aliás, como é mesmo esse negócio de dormir?

A questão do ritmo é maior do que essas coisas pontuais, do dia a dia, que pegam, óbvio, deixam a gente cansado e tal, mas são só uma parte da história. A questão do ritmo é a primeira pista para a grande lição: nossos filhos são pessoas inteiras, independentes de nós. Somos todos diferentes, não adianta vir com a arrogância (mesmo que amorosa) ou a ilusão de que você molda, você forma… Humm, nada disso. A gente ajuda a construir; educação é isso, claro. Mas o cara é o cara. Acredito mesmo que os pais têm mais responsabilidade na hora de estragar uma criança do que méritos nas qualidades do filho. Estas são dele, ninguém tasca. Você que saiba valorizá-las!

Finalmente, o que eu mais agradeço: minha filha me ensinou a escutar. Escutar de verdade. Com a alma, com o coração. Respeito. Minha filha me ensinou a ser mais delicada. A ter foco, leveza e estrutura. Minha filha me ensina diariamente que a vida é linda e uma eterna descoberta, infinita, de possibilidades incríveis. Minha filha me ensinou que viver vale a pena. E me ensinou, acima de tudo, o que é gratidão e amor de verdade.

Texto enviado por Deborah

Click to add a comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Crónicas
do Bebé

More in Crónicas

mae

Mãe

Leo

Pedido de ajuda de uma mãe!

Bofetada é crime, porte de pressão d’ar, não!!!

Um anjo…

mae2

Má Mãe ou Mãe má?

Onde é que eu estava?

ANTES DE SER MÃE

O meu parto foi assim…

Parceiros:
contacto: info@dobebe.com

Copyright © 2016 doBebe.com.