Sopa a ferver queima bebés em infantário

Três meninos feridos em centro social. Crianças abanaram armário e a panela caiu. Ruben, 2 anos, sofreu queimaduras de 3.º grau em 25% do corpo.
Os gritos de sofrimento dos três bebés, de apenas dois anos, alertaram ontem as duas funcionárias do Centro Social Dr. Crispim, em Santa Maria da Feira, para o acidente que acabara de acontecer. Num momento de distracção das auxiliares, os meninos abanaram um armário, e uma panela de sopa a ferver caiu-lhes em cima. Ruben Gonçalves sofreu queimaduras de 3º grau em 25% do corpo e foi transportado em estado grave para o Hospital de São João, no Porto. Os outros dois meninos, Hugo José e Filipe Santos, sofreram pequenas queimaduras e já tiveram alta hospitalar.

"Como é que uma panela cai assim em cima de três bebés? Não compreendo como deixam estas coisas acontecer", exclamava ontem, indignado, Fernando, avô do pequeno Hugo.

Tudo aconteceu por volta das 12h00, altura em que as crianças estavam numa das salas do infantário a almoçar. As duas funcionárias estavam a colocar os babetes em alguns bebés e, sem que se apercebessem, os três meninos começaram a abanar um armário. A certa altura, a estrutura acabou por ceder e a sopa caiu em cima das crianças.

"A panela virou-se e caiu em cima das crianças, foi um acidente. Uma delas sofreu queimaduras mais graves. Informámos logo os pais do que tinha acontecido", explicou ao Correio da Manhã António Almada, membro da direcção do centro social.

Os Bombeiros de Arrifana foram de imediato chamados ao local e, quando lá chegaram, as funcionárias tentavam ainda, sem sucesso, amenizar as fortes dores que os bebés sentiam.

"Ele sofreu queimaduras no peito, na barriga, num braço e numa orelha. Ainda vai ficar internado muitos dias, mas está fora de perigo. Ficámos muito assustados quando vimos o que tinha acontecido ao nosso menino", disse o pai de Ruben, ainda transtornado.

Enquanto Ruben foi transportado para o Porto, os outros dois meninos foram assistidos no Hospital de Santa Maria da Feira. "Sofreram queimaduras na cara, mas os dois estão bem. Podia ter sido muito pior", contou Maria Mavilda, avó de Hugo.

CHORAVA MUITO E SÓ GRITAVA PELOS PAIS

Ruben foi o bebé que ficou em estado mais grave na sequência do acidente. O menino sofreu graves queimaduras no peito, e os médicos temem que lhe possam afectar órgãos vitais como o coração e os pulmões. O bebé esteve sempre acompanhado no hospital por uma educadora de infância, que apenas o abandonou quando chegaram os pais. "O menino chorava muito e só gritava pelos pais. Ele estava a sofrer muito, tinha dores horríveis", disse ao CM fonte hospitalar. Ruben é filho único e reside com os pais em Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira.

DISCURSO DIRECTO

"BEBÉS ESTÃO SEGUROS", António Almada, Membro da direcção do centro social

Correio da Manhã – Houve negligência por parte das funcionárias?

António Almada – Não acredito nisso. São muitas crianças, e acidentes destes infelizmente acontecem. Mas vamos averiguar ao certo como tudo sucedeu.

– É normal deixarem a panela em cima de um armário?

– A cozinheira costuma pousar no armário, mas tentamos sempre que as crianças não se aproximem. Temos sempre imenso cuidado.

– O infantário tem condições de segurança?

– Os bebés estão muito seguros no centro social. Fizemos obras há cerca de meio ano no valor de 25 mil euros e demos formação a todos os funcionários.

TIRARAM A ROUPA AOS TRÊS MENINOS

Quando chegaram ao local do acidente, os Bombeiros de Arrifana tiraram logo a roupa aos bebés para tentar amenizar-lhes as dores. "Quando tirámos a roupa ao menino que estava em estado grave, a pele que estava queimada saiu logo. Ele estava cheio de dores, foi muito triste", disse ao CM um dos bombeiros.

FUNCIONÁRIAS EM ESTADO DE CHOQUE

As duas funcionárias que estavam na sala na altura do acidente ficaram em estado do choque quando se aperceberam do que tinha acontecido. As auxiliares tentaram logo ajudar as crianças e chamaram de imediato os bombeiros. Durante toda a tarde, as funcionárias tentaram estar a par do estado de saúde dos bebés.
 

Written By
More from

Bebê morre enquanto médico navegava na internet

Um bebê de cinco meses morreu vítima de uma infecção em um...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *