Suíça proíbe vacinação das crianças com ‘Pandemrix’

A Suíça impôs ontem restrições à administração da vacina Pandemrix – a única distribuída em Portugal – no que se refere às grávidas, crianças e jovens até aos 18 anos e adultos com mais de 60. A decisão deve-se à presença do adjuvante AS03 na composição da vacina do laboratório GlaxoSmithKline, que já tinha levado os EUA a recusar a sua utilização, tal como o DN avançou esta semana. Entretanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a garantir ontem que todas as vacinas são seguras.

Marie-Paule Kieny, directora da unidade de investigação de vacinas da OMS, questionada sobre esta decisão da Suíça, garantiu que as mulheres grávidas podem ser imunizadas com qualquer uma das duas vacinas aprovadas. A técnica da OMS sublinhou também que não foram encontrados motivos para favorecer uma vacina em detrimento de outra.

Num comunicado da autoridade suíça de regulação dos medicamentos, a Swissmedic, é explicado que foi a falta de informação relativamente às grávidas e crianças que levou à criação destas restrições. A Swissmedic informa assim que não foi ainda autorizada "a administração de Pandemrix nas mulheres grávidas, nas crianças e jovens com menos de 18 anos e nos adultos com mais de 60 anos". Todavia, os adultos com menos de 60 anos podem vacinados com Pandemrix ao abrigo das recomendações do Gabinete Federal Suíço de Saúde Público (FOPH).

A autoridade suíça do medicamento autorizou uma segunda vacina para a gripe A – a Focetria, da Novartis -, recomendada para adultos e crianças com mais de seis meses, sendo que no caso das mulheres grávidas ou em amamentação caberá aos médicos avaliar as potenciais vantagens ou desvantagens da inoculação.

A Pandemrix foi aprovada pela OMS e escolhida pela Agência Europeia do Medicamento para ser usada na União Europeia, a que a Suíça não pertence.
 

in DN

Written By
More from

Horóscopo do Bebé Mês de Setembro

  Signo do Mês: Balança Os bebés que nascem entre 24 de...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *