Terapia de aerossol

chicco(1)

Terapia ideal
Os principais orgãos reguladores e as maiores sociedades científicas nacionais e internacionais sublinham a importância de usar aparelhos específicos e dedicados (10, 11).

Para realizar a terapia de aerossol existem no mercado diversos tipos de aparelhos que se classificam em duas macrofamílias:
Aparelhos pneumáticos com pistão ou diafragma, onde o líquido a nebulizar é empurrado por um gás comprimido através de um orifício estreito (efeito Venturi). O ar quando se expande cria uma pressão negativa e a fragmentação do líquido em gotinhas muito pequenas (processo de nebulização).Aparelhos de ultra-sons, que através da vibração de uma placa de ultra-sons transmitem a frequência ao líquido provocando a libertação de gotinhas nebulizadas.Os factores que condicionam a optimização da terapia de inalação relacionam-se com as características do aparelho:
As dimensões das partículas emitidas estão directamente ligadas ao lugar de deposição do medicamento.

As partículas de um aerossol com um diâmetro > 5 µm tendem a depositar-se nas vias aéreas (hipofaringe por impacto). As partículas com um diâmetro entre 2 e 6 µm depositam-se na traqueia e nos brônquios. As partículas com um diâmetro entre 0,5 e 3 µm atingem os alvéolos. (Referência EN 13544-1:2001)

As unidades de medida para calcular as dimensões do nebulizado são: MMD (diâmetro médio de massa) e MMAD (diâmetro aerodinâmico médio de massa).

Fluxo de nebulização, ou seja a quantidade de medicamento emitida no tempo, resultado de uma boa combinação entre compressor e ampola.

Tempo de administração. O tempo de nebulização ideal é de 10 minutos. A duração do tratamento não deve ser excessiva mas deve ser suficiente para garantir uma nebulização eficaz. É portanto fundamental considerar também o resíduo do medicamento no final da nebulização.
É aconselhável a utilização de aparelhos com acessórios que favoreçam os bons resultados do tratamento: máscaras diferentes para crianças e adultos, ampolas nebulizadoras, bocais ou forquilhas nasais (para adultos ou específicos para crianças), "duche" nasal (para a lavagem das fossas nasais com solução fisiológica).

Duche nasal
O aparelho é composto por uma ampola e por um compressor que gera um jacto de partículas aquosas de diâmetro superior àquelas geradas pelo aerossol, que atingem directamente as fossas nasais e a rinofaringe onde desenvolvem uma acção detergente, hidratante e fluidificante das secreções (12).

 

10) Newhouse MT. Principles of aerosol therapy. Chest 1982; 82: 39S-41S.

11) Amirav I. et al. Nebuliser hood compared to mask in wheezy infants: aerosol therapy without tears!.Arch Dis Child 2003; 88: 719-723.

12) Rivista di Pneumologia Pediatrica 2003; 12: 2-14.

 in respiro.chicco.com

Written By
More from

Alimentação da grávida

Venho hoje falar na alimentação na gravidez, estado de graça em que...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *