Tossir pode reduzir a dor durante injeção

Algumas vezes, não há palavras capazes de confortar um paciente que com medo de injeções ou de tirar sangue. Entretanto, pode existir uma maneira simples e barata de abrandar a picada da agulha.  
 
 

Na literatura médica, ela é conhecida como o truque da tosse. O paciente deve tossir moderadamente logo antes da injeção, e mais uma vez durante o processo.

 

Não está claro como a técnica funciona. Poderia ser simplesmente uma questão de distração. Ou, como apontou um relatório no jornal "BMJ" ("British Medical Journal"), pode haver alguma relação com um leve aumento na pressão sanguínea, induzido pela tosse, que reduz a percepção de dor.

 

Qualquer que seja o mecanismo, estudos descobriram evidências intrigantes. Dois foram conduzidos em 2004, incluindo um estudo de três semanas onde médicos mediram varáveis como intensidade da dor, retirada da mão e suor na palma enquanto os participantes tinham agulhas inseridas em suas mãos –uma vez enquanto tossiam, e outra sem a tosse. A tosse, conforme descobriram, reduzia a dor.

 

Em outro estudo, publicado neste mês no jornal "Pediatrics", cientistas da Clínica Mayo tentaram o truque da tosse em 68 crianças, com idades entre 4 e 11 anos, que recebiam imunizações.

 

Eles descobriram que o truque suavizava a dor em crianças hispânicas e brancas, mas não em crianças negras – uma descoberta que eles não conseguiram explicar.

 

E como qualquer método, esse também tinha falhas óbvias: tossir com força demais, por exemplo, podia fazer com que os médicos perdessem sua marcação.

 
 
in http://www.expressomt.com.br

Written By
More from

Solidariedade pelo Jp

Sou um menino de 4 anos que sofre de Paralisia Cerebral. Mas...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *