Verão propicia aparecimento de candidíase em mulheres

A chegada do Verão é sinal de alerta para as mulheres redobrarem os cuidados com a higiene pessoal, pois o calor eleva a umidade na região vaginal, alterando o PH e aumentando a acidez, o que facilita o surgimento da candidíase, doença causada por fungos.

De acordo com a ginecologista do Hospital Metropolitano, Marcela Carneiro Victorino, as causas da doença também estão relacionadas com a baixa imunológica e com patologias sistêmicas, como diabetes e as doenças tratadas com o uso de corticóides, tendo em vista que elas causam mudanças no PH vaginal.

A doença geralmente é transmitida pela relação sexual, porém mulheres virgens ou ainda as que estão em abstinência também podem ser acometidas pelo fungo.

Sintomas. Entre os principais sintomas da doença estão corrimento e coceira vulvo-vaginal. “Se não for tratada, a candidíase tende a evoluir para problemas sérios, como vulvo-vaginites extensas com coceira e ardor intenso que irão dificultar ou impossibilitar o ato sexual e até provocar incômodo ao andar e ao vestir peças íntimas”, enfatiza Marcela Carneiro Victorino.

Caso a mulher adquira a doença, é importante procurar o médico, para que ele indique o tratamento adequado. “A doença deve ser cuidada por meio de cremes vaginais fungicidas e antifúngicos orais de uso para casais receitados pelo ginecologista”, explica.

Prevenção. Para prevenir a candidíase alguns cuidados básicos podem ser tomados. Segundo o ginecologista do Hospital Metropolitano Remegildo Gava Milanez, a mulher deve usar o sabonete neutro sem odor, de preferência de Glicerina, para lavar a vagina. “O sabonete íntimo pode alterar o PH vaginal, oportunizando o aparecimento da candidíase”, explica o médico.

Remegildo Milanez também recomenda que as mulheres optem por absorventes sem perfume e façam uso dos internos ocasionalmente. Além disso, devem dar preferência às peças íntimas de algodão para permitir ventilação e para manter a região seca.

O médico destaca que praticar exercícios, dormir bem e manter uma alimentação saudável também são fatores importantes na prevenção da doença.

in http://www.eshoje.com.br

Written By
More from

Cientistas criam bebé-robô capaz de aprender

Cientistas japoneses criaram um robô-bebé. O objectivo é conseguir que faça  tudo...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *