Viciados na Net correm maior risco de depressão

Os jovens que passam demasiado tempo na Internet têm perto de 50 por cento mais hipóteses de desenvolver uma depressão do que os utilizadores "moderados". Os dados integram um estudo que envolveu aproximadamente 1.000 adolescentes, entre os 13 e os 18 anos de idade, em Guangzhou, no sul da China.

A análise defende que os jovens que passam de cinco a 10 horas por dia a navegar revelam-se agitados quando não estão em frente ao computador e perdem o interesse pelas interacções sociais.

"Alguns passam mais de dez horas por dia online e mostram-se utilizadores realmente problemáticos, apresentando sinais e sintomas de comportamento adicto (…) ao navegarem e jogarem", refere Lawrence Lam, co-autor do estudo, citado pela Reuters.

Os investigadores garantem que nenhum dos 1.041 adolescentes que integraram a experiência apresentavam, de início, sinais de depressão. Nove meses depois, 84 mostravam sintomas, enquanto os que passavam tempo a mais online tinham perto de 50 por cento mais probabilidade de ficarem deprimidos, comparativamente aos internautas moderados.

A falta de sono e o stresse causado pelos jogos online podem explicar a tendência depressiva. "Quem passa tempo demais na Internet perde o sono, e é um facto muito bem estabelecido que quanto menos se dorme, maiores as hipóteses de depressão", refere Lam.

Segundo o investigador, foi a primeira vez que um estudo examinou aspectos patológicos do uso da Internet como possível causa da depressão. Um estudo anterior tinha apontado a depressão como possível factor para o vício na Internet, enquanto outras análises referiram a correlação entre as duas coisas, mas sem definirem claramente qual era a causa e qual era a aconsequência.

Os autores do estudo, entretanto publicado na revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, aconselham as escolas a estarem atentas a alunos que se mostrem "viciados" na grande rede, no sentido de lhes oferecerem "tratamento e orientação".

Written By
More from

Micoses

Questão: Bom dia. O meu filhote tem 3 aninhos e apareceu tipo...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *