Xana TOC TOC – Entrevista

xana

xana

A Xana Toc Toc é mais do que um fenómeno musical entre os meninos e meninas desde poucos meses até aos mais velhinhos. Os pais cantam as suas músicas de cor e os avôs assobiam ao som das músicas que nos vão sendo a dar a conhecer no canal Panda e através do Top+ na RTP1.

A Xana é por assim dizer um membro de todas as famílias Portuguesas! Com múltiplas actividades ainda sobra tempo à Xana para desenhar, pintar, cantar, escrever e viajar.

Xana é um prazer podermos colocar algumas questões e desvendar este grande mistério que é a Xana Toc Toc!

1- Como surge esta ideia de encarnar na personagem da Xana Toc Toc?

Toc! Toc! Desde muito pequenina, sempre tive uma enorme paixão pelo desenho, pela pintura e pela música! Tenho feito trabalhos em todas estas áreas, mas sempre me senti insatisfeita por não conseguir reunir todas estas vertentes num só projecto. Finalmente, com a Xana Toc Toc, consegui fazê-lo, e estou muitíssimo feliz por isso. A Xana Toc Toc acaba por ser uma caricatura de mim, um pouco mais colorida. Além disso, adoro trabalhar com e para as crianças, por isso posso dizer que este é um projecto em que me sinto como peixe na água.

2- A Xana gosta mais de desenhar, pintar, cantar, escrever ou viajar?

Não consigo dizer… penso que é por fases. Há dias em que tenho uma pulsão quase incontrolável para pintar, outros em que só me apetece compor ou cantar, escrever letras para canções ou escrever histórias, fazer ilustrações, vai variando. E é essa a magia da Xana Toc Toc, é um projecto em que consigo juntar tudo isso!

3- Sente-se já querida e acarinhada pelas camadas mais novas? Tem noção que as suas músicas já são cantadas por pequeninos e graúdos? E são um verdadeiro sucesso.

É tudo ainda tão recente que parece que ainda não assimilei bem as coisas. Eu sei que o projecto está a ser um sucesso, claro, e isso dá-me asas para continuar a criar, mas por outro lado é difícil ter a noção exacta do sucesso, porque ainda não comecei os espectáculos ao vivo. Aí será mais fácil perceber o impacto deste projecto. Comovo-me sempre que recebo mensagens ou vídeos de crianças a cantar as minhas músicas, elogios dos pais, emociono-me quando vejo bolos de aniversário com uma Xana Toc Toc muito saborosa e açucarada, quando recebo fotografias de meninas que se tentam vestir como eu, tudo isso ajuda-me a ter uma percepção da extensão do sucesso da Xana Toc Toc, que está realmente a bater a todas as portas deste país. Ela é muito curiosa!


4- Como é a Ilha dos Sonhos?

Eu acho que cada criança imagina a Ilha dos Sonhos à sua maneira, e a intenção é mesmo essa! Claro que a Ilha é muito colorida, com palmeiras, habitantes simpáticos, praias lindas e muita magia, mas convêm não descrevê-la demasiado, o sonho deve ser uma porta aberta para a imaginação.

5- Não sente vontade de se fazer à estrada (na Biclinha 🙂 e dar uns concertos para a pequenada?

Claro que sim! Isso ainda não aconteceu porque tenho estado a preparar novas surpresas para a pequenada, e o tempo não estica! Mas estou a preparar um espectáculo ao vivo, e podem contar com concertos da Xana Toc Toc brevemente. Estou ansiosa para me encontrar com os meus pequenos fãs!!! Vou dar muitas beijocas nas suas bochechas!

6- Acha importante e é essa também uma das mensagens que quer transmitir ao ter o nome de Xana “Toc Toc”, que todos os meninos deviam ser curiosos sem receios de fazerem perguntas?

Sem dúvida! A infância é o período de maior aprendizagem na vida de uma pessoa. As crianças tem uma capacidade de assimilação infinita, e quanto mais forem estimuladas, mais aprendem. Uma criança curiosa aprende naturalmente mais do que uma criança menos interessada, ou com poucos estímulos. Não existem perguntas “tolas” quando se é criança.

7- Até onde já foi na sua “biclinha”?

A Biclinha tem vontade própria e leva-me para sítios fantásticos e inesperados. Foi ela que me levou até à Ilha dos Sonhos, foi ela que me fez entrar nos lares dos portugueses, e levou-me até países bem mais longínquos. Recebo mensagens de fãs de todo o mundo, desde a Suiça a Angola, passando pelo Brasil. Acredito que seja a primeira travessia do Atlântico alguma vez feita em bicicleta.

8- Quem desenha as suas roupas e acessórios?

As roupas, sou eu que as desenho e costuro. Mais um prazer que a Xana Toc Toc me permite realizar! Às vezes, faço os vestidos a partir do zero, outras aproveito algo já feito e transformo à minha maneira. Tenho um vestido, por exemplo, que fiz a partir de retalhos de vestidos que eram da minha filha quando era pequenina. É o vestido que uso no videoclip “Como se Tivesse Asas”.

Perguntas de um menino de 3 e outro de 5 anos. O João e o Afonso que adoram a Xana Toc Toc.

Quando um novo cd e videoclip?

Boa pergunta! Já comecei a escrever canções novas, e quando tiver dez canções, então irei gravar um novo disco e fazer videoclips novos. Mas acho que ainda vou demorar algum tempo para acabar, porque os meus amigos Toc Toc querem sempre que eu vá brincar com eles, e depois não tenho tempo para acabar as minhas músicas!

A Xana Toc Toc vai dar concertos quando?

Eu quero muito dar concertos, para poder conhecer os meus fãs. Ainda não posso dizer exactamente quando, mas sei que vai acontecer brevemente, porque estou a pensar nisso com muita força.

E t-shirts, livros e acessórios da Xana Toc Toc?

Eu gostava tanto ver os meus fãs a ler um livro escrito por mim, a usar t-shirts e roupa Toc Toc, a usar acessórios iguais aos meus. É uma excelente ideia! Vou pensar nisso também com muita força!

Será que a Xana vai ter um jogo para computador?

Ora aí está outra grande ideia! Já tenho muitas coisas em que pensar, porque as vossas ideias são mesmo muito boas!

Qual é a idade da Xana Toc Toc?

Que idade acham que eu tenho?

Beiinhos da Xana TOC TOC

Tags from the story
Written By
More from

Entrevista a Alice Vieira

Parece que foi ontem, mas já passaram trinta anos desde que se...
Read More

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *