Alfredo da Costa já é ‘Amiga dos Bebés’

Chupetas, biberões e horas para mamar são "quase" proibidos na Maternidade Alfredo da Costa, que se tornou ontem o quinto hospital português "Amigo dos Bebés", uma certificação internacional para as unidades de saúde que estimulam o aleitamento materno.

O caminho percorrido pela Maternidade Alfredo da Costa (MAC) até à certificação atribuída pela UNICEF e pela Organização Mundial de Saúde foi longo e obrigou a algumas alterações físicas e à formação dos profissionais de saúde para cumprir as dez medidas consideradas indispensáveis para apoiar o aleitamento materno.

"Como maior maternidade do País, estava na altura de o esforço que tem sido feito ao longo dos anos ser reconhecido", disse à Lusa a enfermeira-directora. Gabriela Croft Moura adiantou que a maternidade tem promovido desde sempre o aleitamento materno e que este "prémio" era "desejado há muitos anos".

Para promover esta prática, a MAC criou em 2005 o "Espaço da Amamentação" promovido por "um grupo de médicos e enfermeiros". Neste espaço, que tem tido uma procura crescente, enfermeiras esclarecem todas as dúvidas sobre o aleitamento e corrigem alguns erros, como a maneira como o bebé pega na mama.

A enfermeira Esmeralda Pereira, responsável pela Unidade de Cuidados Intensivos neonatais e pelo Espaço da Amamentação, explicou que as maiores dificuldade são a adaptação do recém-nascido à mama e problemas da mãe, como as fissuras e o ingurgitamento da mama.

in dn.sapo.pt

Written By
More from

Loja de bebés Akasha Kids

Akasha em sânscrito significa espaço, éter, electricidade oculta, matriz do universo, é...
Read More

Deixar uma resposta