Crianças obrigadas a limpar o prato podem comer compulsivamente

“Você só sai daí quando comer tudo!”. Apesar de os pais terem boas intenções ao obrigarem seus filhos a comerem vegetais de cores duvidosas, com aparência estranha, esse tipo de abordagem pode não ser saudável. É o que uma pesquisa realizada pela Universidade de Cornell afirma. “Descobrimos que, quanto mais os pais controlam os filhos na hora das refeições, obrigando-os a limpar o prato, mais os filhos comem alimentos não-saudáveis, como cereal açucarado no café da manhã” explica o autor do estudo, Brian Wansink.

Os cientistas perguntaram a 63 mães de crianças, em idade pré-escolar, que contassem o quanto elas insistiam para que seus filhos limpassem o prato na hora do almoço. Depois os pesquisadores perguntaram às crianças quanto de Froot Loops (cereal colorido e açucarado, em forma de rosquinha) elas gostariam no café da manhã. As crianças indicavam o quanto de cereal elas queriam, sem nenhuma indicação de outra pessoa, e depois as tigelas eram pesadas.

“Os pais que forçam seus filhos a limpar o prato nas refeições podem estar interferindo na capacidade de autocontrole das crianças. Principalmente quando se trata de comida” declara o co-autor da pesquisa, Colin Payne.

“Quando crianças tem pouco controle sobre o que elas comem ou não comem, podem ‘sair dos eixos’ quando os pais não estão por perto para controlá-las” explica.

“Crianças em idade pré-escolar são vulneráveis. E os hábitos alimentares que elas criam nessa idade as acompanharão para o resto de suas vidas” diz Wansink.

O cientista recomenda que os pais ofereçam quantidades moderadas, mas variadas, de comida, encorajando a criança a experimentar um pouco de tudo, e deixar que elas decidam se querem, ou não, porções adicionais.

in Sciencetific

Written By
More from

Disco «A Onda do Gil!» lançado no dia 30 de Novembro

Vai ser lançado dia 30 de Novembro o disco «A Onda do...
Read More

Deixar uma resposta