Podemos congelar todos os alimentos?

congelar

 

congelar
O que podemos congelar? Podemos congelar sopas, sobretudo as suas bases ou cremes (toda a hortaliça descongelada perde consistência, ficando mole e pouco saborosa). Regra geral  todos os géneros alimentares podem ser congelados. Embora este processo consiga manter a segurança microbiológica e as propriedades nutricionais em quase todos, a conservação das características organolépticas – sabor, cor, textura ou cheiro – nem sempre é preservada, tornando-os de inferior qualidade.

Os legumes  podem ser congelados? Tente sempre comprar os legumes da época, frescos e em bom estado, pois ajudará no sabor e na textura. Para os arrnjar deverá escaldá-los em água a ferver 2 a 3 minutos, vão perder algumas vitaminas mas poucas. Escorra-os e tente arrefece-los rápidamente, acondicione em sacos próprios e retire o máximo de ar que conseguir. Seja rápido a congelar .Se a congelação for lenta, formar-se-ão grandes cristais de gelo que provocarão a ruptura das membranas celulares, resultando na perda de substâncias nutritivas como vitaminas e minerais durante a descongelação. Preferencialmente, devem ser cozinhados sem descongelar utilizando processos que evitem o desperdício da água de cozedura, cozinhar em vapor ou no microondas, ou utilizá-los em sopas, guisados, arroz ou massas, permite aproveitar todos os seus nutrientes.
Não deve congelar maionese ou natas! Não deve congelar ovos inteiros porque ao congelarem o interior aumenta de volume, levando à ruptura da casca e ao rebentamento da gema. Mas podem congelar-se gemas batidas e claras inteiras, separadamente.
Siga as nossas dicas e coma de forma saudável!

 

Tags from the story
Written By
More from

40 razões para ter filhos

Listar 40 razões para ter filhos foi tarefa fácil demais. Elas estão...
Read More

Deixar uma resposta