“Dora, a exploradora” na bolsa de Nova Iorque

A maioria dos espectadores com filhos em idade pré-escolar já ouviu falar de "Dora, a exploradora". A boneca animada do Nickelodeon faz 10 anos esta segunda-feira e o seu aniversário vai ser comemorado na bolsa de Nova Iorque. É que os seus criadores e executivos do canal vão tocar o tradicional sino de encerramento.

Quando estreou, em Agosto de 2000, "Dora" tornou-se na primeira personagem latina a ter o papel de protagonista na televisão norte-americana.

Actualmente, de acordo com a agência Reuters, o programa é transmitido em mais de 150 países (incluindo Portugal, na RTP e Nickelodeon) e traduzido em 30 idiomas.

Segundo os autores, Chris Gifford e Valerie Walsh, o sucesso de "Dora" junto das crianças deve-se ao facto de esta ser bilingue: fala com a audiência em inglês e na língua do país onde é exibida.

Os episódios destacam-se ainda por serem educativos e interactivos, uma vez que a personagem conta com a ajuda dos espectadores mais pequenos para chegar ao se destino.

"As crianças em idade pré-escolar não têm muito poder. Para elas, ajudar a ‘Dora’ a chegar a casa ou à ‘cidade dos brinquedos perdidos’ fá-las sentirem-se bem", sublinha Chris Gifford.
 

Written By
More from

Erro em espermatozóides do pai afecta QI dos bebés

Os filhos de pais mais velhos são menos inteligentes? Um estudo australiano...
Read More

Deixar uma resposta